MENU

stickel

INSCREVA-SE

PROCESSO CRIATIVO NA ESTAMPARIA

A estamparia é uma forma de expressão original e lúdica. Este curso tem como objetivo despertar a criatividade dos participantes ao explorar o processo criativo utilizado por Ivone Rigobello. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de mergulhar na técnica da estamparia, explorando desenhos com temática étnica. A educadora fornecerá uma combinação de teoria e prática, abordando desde o desenvolvimento de uma paleta de cores até o estudo de padrões e a criação de carimbos para a produção das estampas. Cada aluno irá produzir 2 peças autorais utilizando a técnica aprendida. As habilidades adquiridas na criação de estampas utilizando carimbos têm aplicações diversas, podendo ser utilizadas na moda, papelaria, artes decorativas, cenografia e em outras áreas criativas.

Venha explorar o potencial da estamparia e descobrir novas formas de expressar sua criatividade!

Educadora

IVONE RIGOBELLO

Período

3 e 4 de abril

2 encontros

Horário

13H30 às 17H30

LOCAL

Espaço Fundação Stickel

Rua Nova Cidade 195

Valor

R$ 480,00

Lote 1 com 10% de desconto até 22 de março

Estudantes e professores, com vínculo comprovado a qualquer instituição de ensino básico e superior, terão direito a 10% de desconto bônus

Introdução à Arte Contemporânea
(Módulo I)

O curso Introdução à Arte Contemporânea visa apresentar ao participante um panorama da produção artística realizada entre os anos de 1950 e 1960, período no qual começa a ser elaborado o conceito de arte contemporânea. O ponto inicial dessa empreitada é duplo: partindo da recepção das obras de Jackson Pollock e Marcel Duchamp, veremos suas influências na produção dos jovens artistas daqueles anos, modificando substancialmente o entendimento do fazer artístico e, consequentemente, do que poderia ser arte.

No curso discutiremos, por meio dos trabalhos dos artistas, como a pintura e a escultura, linguagens tradicionais da arte, foram repensadas e, em alguns casos, abolidas, tendo como contexto a popularização dos dispositivos de reprodutibilidade técnica (fotografia e vídeo), a relação arte e vida e a mudança do centro de produção de vanguarda da Europa para as Américas.

Educador

Jimson Vilela

Período

18 de março a 20 de maio

segundas-feiras

10 encontros

Horário

19 às 20h30

TURMA 3

online

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Andy Warhol e suas Brillo Boxes

Introdução à Arte no Renascimento

Este curso oferece uma introdução abrangente ao Renascimento, explorando a produção artística dentro do contexto cultural, político, social e econômico da época. Com ênfase nas propostas fundamentais que moldaram o conceito de arte, o curso busca analisar criticamente a arte renascentista, estudar os conceitos emergentes que influenciaram a arte e refletir sobre o próprio conceito de arte. Também busca apresentar as características da produção renascentista, promover uma compreensão mais profunda da arte renascentista, estimular a leitura e análise de obras de arte, tornar o repertório conceitual e plástico do período acessível a um público mais amplo por meio de atividades online, e refletir sobre as relações do Renascimento com a produção artística do passado e as influências da arte renascentista em períodos posteriores.

Educadora

Maria Izabel Branco Ribeiro

Período

19 de março a 23 de abril

terças-feiras

6 encontros

Horário

19 às 21h

online

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Leonardo – Dama com arminho, 1485-1490

MODA E ARTE: DIÁLOGOS E RELEITURAS PARA CRIAÇÃO

“Moda e Arte: diálogos e releituras para criação” expõe a relação entre Moda e Arte ao longo da história, desde a Antiguidade Clássica até artistas contemporâneos que visitam referências de moda e estilistas e costureiros que se inspiram nas principais vanguardas artísticas. Para isso, o curso percorre vasta bibliografia da filosofia, sociologia, psicanálise, história da arte e da moda. Em um primeiro momento, “Moda e Arte” traz o conceito de moda com sua origem, características e funções sociais na cultura ocidental. Em seguida, apresentando as principais teorias sobre arte, o papel do artista e concepções de “belo”, o curso diferencia e aproxima a noção entre arte e moda. Pela iconografia, o curso apresenta a relação entre a indumentária e as pinturas e esculturas da Antiguidade Clássica, o período gótico e as silhuetas medievais, as analogias entre moda e arquitetura no Renascimento, a presença das vestimentas na pintura e na gravura dos séculos XVII e XVIII e os principais movimentos e vanguardas artísticas dos séculos XIX e XX, do romantismo ao art déco, passando pelo surrealismo francês, entre outros. Por fim, as criações dos costureiros e estilistas contemporâneos, com coleções inspiradas pela arte.

Educador

Brunno Almeida Maia

Período

20 de março a 3 de maio

quartas e sextas

12 encontros

Horário

19 às 21h

Turma 3

online

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Retrato de Madame Henry Lehr, 1905, Giovanni Boldini 

História da Arte nas Américas: Brasil, América Latina e EUA

O curso História da Arte nas Américas: Brasil, América Latina e EUA” tem como objetivo trazer alguns artistas, movimentos e discussões que pautaram a arte no continente americano, entre o início do século XX e a década de 1960 – estudando a arte produzida e compreendendo tanto os pontos de diálogo quanto às diferenças entre cada região.

Educador

Theo Monteiro

Período

21 de março a 9 de maio

quintas-feiras

8 encontros

Horário

19 às 21h

Turma 2

online

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Retrato de Madame Henry Lehr, 1905, Giovanni Boldini 

INTRODUÇÃO À CERÂMICA

Este curso aborda as técnicas tradicionais de modelagem manual, focando nas três principais: Belisco, Acordelado e Placa. Os participantes terão a chance de criar suas próprias peças, refinando suas habilidades de manipulação de argila. Além da modelagem, duas aulas serão dedicadas à esmaltação, ensinando técnicas para aplicar esmaltes de forma eficaz. Ao final, os alunos não só terão suas criações em cerâmica, mas também compreenderão a rotina completa de criação, incluindo a reciclagem da argila e as queimas.

Educadora

Célia Rê

Período

22 de março a 31 de maio

sextas-feiras

10 encontros

Horário

18H30 às 21H30

LOCAL

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral 1575

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Xilogravura

O curso é uma imersão na técnica da xilogravura e traz como proposta a interação do aluno com o mundo, despertando seu olhar para experiências vivenciadas no presente e no passado, usando a curiosidade e experimentação dessa arte como forma de expressão. Cada aluno produzirá um livro manual com xilogravuras criadas ao longo da aula.

Educador

Roberto Flores

Período

30 de abril a 23 de julho

12 encontros

Horário

10h às 13h

LOCAL

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral 1575

Turma 4

GRATUITO

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

As inscrições ainda não estão abertas