Arte e cultura na Brasilândia

Em parceria com a subprefeitura da Freguesia/Brasilândia, a Fundação Stickel promove a exposição Presença, do celebrado fotógrafo Juan Esteves

Empenhada no seu trabalho de ampliar o acesso de moradores de comunidades carentes à cultura e à arte contemporânea brasileira, a Fundação Stickel, em parceria com a subprefeitura da Freguesia/Brasilândia, leva à Vila Brasilândia, na zona norte da capital paulista, a exposição Presença, do renomado fotógrafo Juan Esteves. A inauguração da mostra ocorrerá nesta quinta-feira (15/07), às 14 horas, na Casa de Cultura da Brasilândia, e estará disponível para visitação dos moradores da comunidade e demais interessados até 19 de agosto deste ano.

Esta é a primeira vez que Esteves, que atuou como editor de fotografia do jornal Folha de S.Paulo entre 1986 e 1994 e possui fotos reproduzidas nas mais respeitadas publicações nacionais e internacionais (Veja, IstoÉ, Bravo, Elle, Time, Newsweek etc), expõe para população de baixa renda. Até então, o trabalho do artista podia ser conferido somente nos circuitos artísticos mais tradicionais do Brasil e do exterior, entre eles, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), o Time & Style Gallery, em Tóquio, e o Point Efémére, em Paris.

A exposição Presença traz 22 retratos de artistas plásticos, nascidos ou naturalizados brasileiros, de várias gerações, fotografados por Juan Esteves em ambientes mais intimistas como residências, ateliês ou galerias. A proposta do trabalho foi tentar produzir imagens que trouxessem à tona, por meio de olhares e gestos, um pouco da expressão interior de alguns dos grandes nomes das artes plásticas brasileiras – daí o nome da exposição, “Presença”. Como o próprio fotógrafo define, trata-se de “um trabalho denso, carregado, com olhares fortes, significativos, cheio de dúvidas e ansiedade, vivos. Olhares de quem viveu uma vida complexa, produtiva e intensa”.

Link da Publicação: http://www.radiorecord.com.br/2009/reporter_record.asp?id=10582