Casa das Rosas apresenta exposição “Tecendo Histórias, Traçando Pontes”

Bordados da mostra são resultado do projeto educativo realizado dentro da programação do Ano da França no Brasil
A exposição “Tecendo Histórias, Traçando Pontes”, em cartaz na Casa das Rosas, apresenta bordados das histórias de mulheres que vivem a realidade dos bairros periféricos de São Paulo e dos subúrbios da Região Metropolitana de Paris.
Formada por 38 peças, a mostra é resultado do projeto de mesmo nome, que integra a programação do Ano da França no Brasil, e utilizou o trabalho artístico com o bordado para promover um intercâmbio cultural entre as participantes – 32 brasileiras e seis do grupo francês, formado por francesas e mulheres radicadas no país.
Os trabalhos realizados durante o projeto estão expostos lado a lado em dois painéis coletivos. “A ideia é representar o encontro dessas mulheres e de suas culturas”, explica Valdirene Gomes, coordenadora do Tecendo Nossa História.
As atividades do “Tecendo Histórias, Traçando Pontes” ocorreram simultaneamente no Brasil e na França, nos meses de setembro e outubro. As oficinas de bordado foram realizadas em três núcleos: no Centro de Cidadania da Mulher, em Santo Amaro, na Fundação Stickel, em Brasilândia, e na Associação Une Oasis dans la Ville – Autour de Vous, no município de Aubervilliers, localizado no entorno da capital francesa.
As participantes dos dois países se encontraram em São Paulo. Além de conhecer as histórias dos bordados uma das outras, elas realizaram um roteiro cultural pela cidade e visitaram os bairros onde moram as mulheres do grupo do Brasil: Brasilândia, Cidade Tiradentes e Santo Amaro.
O SESC São Paulo – Serviço Social do Comércio, a Fundação Stickel, a Prefeitura de Aubevilliers e a Associação Une Oasis dans la Ville – Autour de Vous são correalizadores do projeto, criado e realizado pelo Tecendo Nossa História.

Serviço: Exposição Tecendo Histórias, Traçando Pontes

Período: até 6 de dezembro
Local: Biblioteca da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábado e domingo, da 10h às 18h.
Entrada franca.

Link da Publicação: http://www.tecendonossahistoria.org.br/noticias/acontece/2009-11-01.htm