Escola Brasil:

Prefeitura Municipal de Campinas e Fundação Stickel convidam para a abertura da exposição:
ROUXINOL 51UM OLHAR SOBRE A ESCOLA BRASIL:
Curadoria: Claudia Valladão de MattosAbertura:
Terça-feira 3 de Abril às 20h
Exposição: 3 Abril a 20 Maio 2007terça a sexta-feira das 9 às17h sábado das 9 às 16h domingo das 9 às 13hMuseu de Arte Contemporânea de Campinas José PancettiR. Benjamin Constant 1633 Centro de Campinastel 19 2116-0346
Idealização: Fundação Stickel
Esta exposição é parte de um projeto que implantará ao longo de três anos um “Centro de Pesquisas sobre a Escola Brasil: e a Arte Contemporânea Paulista” constituindo um espaço de referência sobre este tema, aberto ao público, com múltiplas atividades.A Escola Brasil: fundada em 1970, pelos artistas José Resende, Carlos Fajardo, Luiz Paulo Baravelli e Frederico Nasser, funcionou como instituição de ensino entre 1970 e 1974 e opôs-se às formas pedagógicas tradicionais. Sua proposta de aprendizagem baseava-se na vivência e na atividade artística como experimentação, apoiando-se fortemente no modelo de formação recebido pelos seus fundadores na convivência com Wesley Duke Lee.Procurando romper com as formas de ensino tradicionais, fundadas numa relação autoritária entre professor e aluno, os quatro artistas organizaram a Escola, não em torno de um currículo fixo e progressivo, mas em torno das personalidades de cada um dos fundadores. Os Ateliês tinham o nome de seus professores com a constante modificação do conteúdo de acordo com a orientação do professor.

Link da Publicação: http://cimitan.blogspot.com/2007/03/escola-brasil.html