Fernando Stickel promove exposição de fotos na Vila Brasilândia

Presidente da Fundação Stickel expõe fotografias do seu livro Vila Olímpia até 6 de outubro

Amantes de fotografia têm até o dia 6 de outubro para conferir a exposição fotográfica do arquiteto e artista plástico Fernando Stickel, do livro Vila Olímpia, na Casa de Cultura da Brasilândia. A iniciativa é promovida pela Fundação Stickel, que desenvolve o acesso de moradores de comunidades carentes à cultura e à arte contemporânea brasileira.

As fotografias foram tiradas entre 2004 e 2005, no bairro da Zona Sul de São Paulo. A intenção de Fernando é mostrar a inovação da arquitetura da Vila Olímpia que, segundo o artista, é mesclada entre antiga e moderna.

Com fotos feitas em close, a idéia é mostrar os detalhes que não são percebidos nem por aqueles que moram e vivem no bairro, assim como um prédio que pode ser completamente diferente, se visto de perto através de uma lente.

Fernando Stickel já foi premiado no Salão Paulista de Arte Contemporânea. Possui obras nos acervos do MAM paulista, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e em coleções particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Los Angeles, Houston e Barcelona.

Serviço: Exposição Vila Olímpia, do artista plástico Fernando Stickel
Data: Até 6 de outubro
Local: Casa de Cultura da Brasilândia
Praça Benedita Cavalheiro s/n – São Paulo SP (em frente ao Colégio João Solimeo)
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações: (11) 9983-9995 (Thais) | thais@fundacaostickel.org.br
Realização: Fundação Stickel e Subprefeitura Freguesia – Brasilândia

Sobre Fernando Stickel

Em 1973, formou-se arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Fernando, que também é artista plástico, designer gráfico, fotógrafo e poeta, ministrou aulas de desenho em seu atelier por 20 anos. Expôs em diversas galerias e publicou dois livros: um de fotos, Vila Olímpia, pela Editora Terceiro Nome, e outro de poesias, Aqui Tem Coisa (o título também dá nome a seu blog, que desenvolve há seis anos), pela Editora DBA. Em 2004, assumiu a presidência da Fundação Stickel, posto que ocupa até hoje.

Sobre a Fundação Stickel

Originada em 1954, por conta da atuação social e assistencial do casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel teve como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose.
Posteriormente, a vocação da entidade foi revista e focada no fomento à arte contemporânea brasileira e no desenvolvimento de comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.
Atualmente, a Fundação realiza diversas ações voltadas à promoção de trabalhos de artistas em ascensão no campo da fotografia, gravuras e outras artes, que, em contrapartida, disponibilizam seus conhecimentos aos jovens da Brasilândia, ministrando oficinas e workshops em parceria com a Fundação.

A instituição investe ainda em programas voltados à geração de renda para a comunidade da Vila Brasilândia, como o “Jovens de Talento” e “Mulheres de Talento”, possibilitando aos assistidos pelos projetos oportunidades de inserção social pelo trabalho e pelo acesso à cultura (www.fundacaostickel.org.br).