Digite a palavra-chave

Fotografia muda olhar de moradores da zona norte sobre região

Crianças brincando, famílias, lixo nas ruas, grafite e desfile de bloco carnavalesco. Essas e outras cenas inusitadas compõem a exposição “Olhares Sobre a Vila Nova Cachoeirinha”, em cartaz na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo.

No ano passado, os moradores da região participaram de um curso de fotografia gratuito no local, que foi promovido em parceria com a Fundação Stickel. Entre aulas teóricas e práticas, registraram cenas observadas em seus bairros, atentos a detalhes que antes não eram percebidos.

Com um sorriso contagiante, Waldir Britto Dicar,59, músico e administrador de empresas, afirma que as emoções vão além dos cliques. “Fotografo situações e coisas que despertam sentimentos profundos e não pela beleza comum”, diz, ao mostrar imagens das sobrinhas brincando, da mãe de 93 anos sentada, e do desfile do bloco carnavalesco Leões da Cachoeirinha.

Já a artesã Patrícia Rodrigues, 36, que costuma filmar eventos, sentiu que precisava ampliar sua visão de mundo. “Passei a ver o lado dos moradores de rua. No dia a dia é muito corrido e a gente não vê.”

Link da Publicação: http://mural.blogfolha.uol.com.br/2015/04/22/fotografia-muda-olhar-de-moradores-da-zona-norte-sobre-regiao/