Fundação Stickel promove exposição e oficina gratuitas na Zona Norte

Expressão corporal que produz arte e diverte, a técnica “Pintura por Desconstrução” terá destaque na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo, em outubro e novembro deste ano. Uma exposição e uma oficina, ambas gratuitas e promovidas pela Fundação Stickel, permitirão que visitantes (como espectadores) e jovens da região (como agentes) conheçam de perto esta vertente inovadora do trabalho da artista visual Vera Martins.

A abertura oficial da exposição será no dia 5 de outubro, às 11h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. O evento contará com uma performance da artista, às 12h (veja mais informações no quadro abaixo). A próxima oficina, com adolescentes já inscritos no projeto, acontece nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro (quartas-feiras), das 14h às 17h. Trata-se da segunda turma da atividade neste ano no local.

O projeto realiza a desconstrução do suporte da pintura, no qual a tela é desfiada até seu mínimo componente: o fio passa a ser o elemento de maior importância na elaboração da obra e assume, de pronto, a tridimensionalidade. Esses fios tornam-se chicote e pincel, impõem suas marcas, formas e nós, por meio de chicotadas que geram linhas, em uma ação enérgica, corporal e vital. As crianças e adolescentes que experimentam a técnica têm a oportunidade de participar de um exercício lúdico e de manifestação da individualidade por meio da arte.

A Fundação Stickel já promoveu oficinas semelhantes em 2010 e 2011 no CEU Paz, na Brasilândia, apoiando Vera Martins por meio do Projeto Contrapartida, que impulsiona artistas brasileiros contemporâneos atuantes na cidade, com exposições, livros e divulgações, em troca da participação nas comunidades onde a entidade atua, ministrando cursos, oficinas e palestras.

Há vídeos disponíveis no YouTube exibindo a técnica em oficinas no Brasil e na Alemanha.

Serviço: Exposição e Oficina Pintura por Desconstrução – GRATUITA

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (Rua Franklin do Amaral, 1281, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP)

Abertura da exposição: 5 de outubro, às 11h. Performance da artista: 12h

Período da exposição: 5 de outubro a 17 de novembro de 2013

Horário de funcionamento: terças a sextas, das 9h às 20h. Sábados, das 10h às 20h, e domingos, das 10h às 17h.

Mais informações: (11) 2233-9270, com Gláucia

Sobre a Fundação Stickel – Instituída em 1954 pelo casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel tinha como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose em Campos do Jordão, SP. Após permanecer inativa durante algum tempo, a entidade iniciou sua reestruturação em 2004 pelas mãos de Fernando Stickel, filho dos instituidores, e passou a atuar na capital paulista, dando espaço às artes visuais e à cultura para continuar com seu trabalho social e assistencial. A partir de 2010, as ações foram concentradas na Zona Norte de São Paulo, principalmente nos bairros Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha.

Todas as atividades e serviços colocados à disposição da comunidade pela Fundação Stickel são gratuitos, e a instituição presta contas de suas ações com transparência e responsabilidade. Mais informações no sitewww.fundacaostickel.org.br.

Contatos com: Bruno Pessa e Aline Lima

Tel.: (11) 5090-3041 e (11) 5090-3035

brunop@adsbrasil.com.br / alinel@adsbrasil.com.br

Link da Publicação: http://agregario.com/fundacao-stickel-promove-exposicao-oficina-gratuitas-norte