Digite a palavra-chave

Photoimage começa na terça em SP; veja o que esperar da feira

Com início na próxima terça-feira na Expo Center Norte, em São Paulo, a Photoimage Brazil, maior feira de negócios e tendências em fotografia e imagem da América Latina, promete muito mais do que lançamentos em fotografia e vídeo em sua 19ª edição. Com um público estimado em 30 mil pessoas – restrita a profissionas dos setores de foto e imagem -, o evento é animado pelo aquecimento do setor, quemovimentou no período de janeiro a maio deste ano compras no volume de 1,5 milhão de câmeras digitais, ou cerca de R$ 800 mil – o que equivale a um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além das câmeras e filmadoras, a Photoimage Brazil vai contar com impressoras, eletrônicos e acessórios para gadgets, além de palestas e um novo conceito dentro do evento: “Educação + Negócios”, que pretende manter o maior número de profissionais compradores dentro da feira. O novo conceito da feira quer incentivar os expositores a promoverem oficinas para transferir conhecimento e discutir tendências com os visitantes.

Novidades

A expectativa da organização é reunir mais de 350 marcas durante o evento, que vai até quinta-feira. Entre as principais fabricantes que irão mostrar suas novidades estão a Nikon – que anunciou sua filial no País em abril e participa pela primeira vez da feira -, Canon, Samsung e FujiFilm. Além dos lançamentos em foto e vídeo, acontece paralelamente à Photoimage a segunda edição da Brazil

Consumer Electronics Expo (BCEE), com lançamentos do mercado de games e eletrônicos.Durante o evento, os destaques ficam por conta das câmeras high-end da FujiFilm. Entre as novidades, encontram-se, a X100, que tem visual retrô, a H20, com 16 megapixels de resolução, LCD de 3 polegadas e 460 mil pixels, e a S3300, com zoom de longo alcance. A Canon mostra a PowerShot A800, voltada ao público jovem, e a PowerShot A2200, que se destaca pelas opções de cores, além da lente EF-300mm f/2.8L IS II USM da Canon, uma teleobjetiva superpotente que pesa 13% a menos que a anterior. Também marcam presença no evento a câmera D5100 da Nikon, primeira D-SLR capaz de fazer fotos em HDR nativamente, a filmadora 3D TM90 da Panasonic e câmeras como a Finepix F550 EXR, da Fujifilm, com zoom óptico de 15x e a WB210 da Samsung, com 14 MP e lentes com zoom óptico de 12x.

Exposição

A Fundação Stickel levará ao evento a exposição Um Olhar sobre a Brasilândia, composta de fotografias tiradas por moradores do bairro da Zona Norte de São Paulo. A mostra reúne 72 fotos produzidas durante um curso gratuito que a Fundação Stickel proporcionou na Brasilândia entre agosto e dezembro de 2010. Os alunos aprenderam técnicas de fotografia e como preparar o olhar para abordar e captar imagens.

Fórum

O evento terá a partir de segunda-feira um fórum com grandes nomes nacionais e internacionais do mercado de foto e vídeo. Entre os destaques, o cineasta e diretor Ray Roman, conhecido por seu estilo de vídeo clips para casamentos. No Workshop Vídeo Imersão: da Captura à Edição, o cineasta mostrará durante três dias as técnicas utilizadas em seus filmes premiados e conceitos que como seleção de lentes, configurações de câmera e várias outras ferramentas de cinema. O workshop acontece durante a simulação de um casamento, para que os participantes possam pôr as técnicas em prática.
Além disso, a fotógrafa paulistana Fernanda Marques mostra a tendência mundial na fotografia de casamento: fotografar noivas em lingerie e poses sensuais nos preparativos para a cerimônia. O Workshop Boudoir terá como objetivo, segundo a organização, mostrar como a técnica pode exaltar a beleza de toda e qualquer mulher.