Programa alcança sucesso na formação de empresas comunitárias

Ação da Fundação Stickel possibilitou que dois grupos de mulheres montassem confecção e restaurante

Pequenas empresas comunitárias podem se tornar realidade e ajudar no sustento de pessoas com dificuldade de encontrar emprego, desde que geradas a partir de um processo de qualificação e incubação apropriado. Foi o que comprovou o Programa Mulheres de Talento, iniciativa realizada pela Fundação Stickel na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo.

Destinado a mulheres a partir dos 35 anos, em situação de vulnerabilidade social, desempregadas e com renda abaixo de um salário mínimo, o programa buscou a criação de grupos de geração de renda, capacitando gratuitamente pessoas para gestão de um negócio comunitário baseado em quatro pilares: Capacitação para Oficio, Gestão e Formalização, Desenvolvimento Pessoal e Microcrédito.

A região da Vila Brasilândia foi escolhida por ter um grande número de mulheres, chefes de família, desempregadas e com baixa escolaridade. O programa foi iniciado em 2010 com a qualificação dos dois grupos em panificação e costura. Depois, passaram por todo o processo de incubação, que acaba de ser finalizado.

Maria Valdelina Ramos do Nascimento, de 57 anos, fez parte do grupo de mulheres capacitadas em costura. Hoje, junto com outras cinco colegas, é coproprietária da Confecção Brasilianas Feito à Mão.

“Representa tudo na minha vida. Aqui estamos buscando nosso grande objetivo, que é obter nosso sustento com o trabalho. E a cada dia aprendemos algo diferente”.

A partir de sobras de banners e embalagens Tetra Pak doadas, o grupo produz ecobags, nécessaires, estojos, lixeiras para carros, aventais, capas de notebooks e outros produtos. Cada sócia fatura cerca de R$ 350,00 por mês e elas produzem cerca de 40 peças por dia. “Já temos três clientes fixos e agora buscamos fornecer ecobags para supermercados”, conta Maria. Pedidos podem ser realizados pelo telefone 11-9113-4191 ou pelo site www.grupobrasilianas.com.br.

Formado por cinco mulheres, o outro grupo começou com um buffet comunitário trabalhando em uma sala cedida por uma igreja. Hoje, se transformou na padaria e restaurante Doces Talentos. Joscélia Silva Santos, de 49 anos, comemora a realização do sonho. “Esse restaurante é a minha vida”. Além de servir café da manhã e almoço, o grupo prepara coffee breaks e kits com lanches por encomenda (mais informações no site www.cafedocestalentos.com.br ou pelo telefone 11-6735-8351).

Cristiana Né Freire, técnica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada pela Fundação Stickel para o programa, comprova que os dois grupos passaram por todo o processo de incubação com sucesso, portanto reúnem condições de caminharem sozinhos. “Já possuem capacidade de promover sua autogestão, linha e divulgação de produtos, divisão de departamentos etc. Consideramos o Programa Mulheres de Talento um case de sucesso”.

Sobre a Fundação Stickel – Instituída em 1954 pelo casal Martha e Erico Stickel, a Fundação Stickel teve como proposta inicial atender crianças carentes afetadas pela tuberculose em Campos do Jordão (SP). Após permanecer inativa durante algum tempo, a entidade iniciou sua reestruturação em 2004 pelas mãos de Fernando Stickel, filho dos instituidores, e passou a atuar na capital paulista dando espaço às artes visuais ao lado do trabalho social e assistencial.

Em 2010, as ações foram concentradas na Brasilândia, distrito da Zona Norte de São Paulo. Sua missão é promover o desenvolvimento social através das artes visuais, proporcionando ao seu público-alvo melhores oportunidades de inserção social pelo trabalho, geração de renda e acesso à arte e cultura.

Todas as atividades e serviços colocados à disposição da comunidade pela Fundação Stickel são 100% gratuitos para o público atendido, e a instituição presta contas de suas ações com transparência e accountability. Mais informações no site www.fundacaostickel.org.br.

Informações para a imprensa:

Contatos com: Nilton Sergio e Gabriela Andrade
Tel.: (11) 5090-3044 | (13) 9781-3751 – niltons@adsbrasil.com.br

Link da Publicação: http://www.inteligemcia.com.br/75182/2012/06/19/programa-alcanca-sucesso-na-formacao-de-empresas-comunitarias/