“Tecendo Histórias, Traçando Pontes” une experiências de vida de mulheres francesas e brasileiras

Evento integrou bordadeiras das periferias de São Paulo e de Aubervilliers e pertence ao calendário oficial do Ano da França no Brasil

Foi aberta na manhã de 24 de outubro, na Casa das Rosas, em São Paulo, a exposição “Tecendo Histórias, Traçando Pontes”, evento integrante do calendário oficial do Ano da França no Brasil. Trata-se da apresentação de 40 bordados criados por mulheres que habitam regiões de periferias dos dois países. A proposta principal do evento é promover um diálogo entre as bordadeiras, o público presente e as obras.

No projeto, três grupos de mulheres de comunidades diferentes (zonas norte e sul de São Paulo e Aubervilliers, zona metropolitana de Paris) ficaram em suas respectivas regiões durante sete semanas elaborando seus bordados, em sua maior parte sobre recordações e histórias de vida. Depois, os três grupos se uniram por uma semana na capital paulista e trocaram experiências e impressões. As peças ficarão expostas até o dia 6 de dezembro no Espaço Haroldo de Campos na Biblioteca Casa das Rosas, na Avenida Paulista, das 10 às 21 horas das terças a sextas-feiras e das 10 às 18h nos fins de semana. A entrada é livre.

Fernando Stickel, presidente da Fundação Stickel, colaboradora do projeto, acredita que o grande mérito do projeto está em unir a razão social com a motivação artística: “O objetivo é juntar essas mulheres que trabalharam numa mesma técnica em três locais diferentes e as histórias que elas contam através dos bordados. Muitas dessas histórias são semelhantes e tem um resultado plástico muito interessante”, afirmou.

O SESC São Paulo, a Fundação Stickel e a Associação “Une Oasis dans la Ville – Autour de Vous” são co-realizadores do projeto, que foi criado e realizado pelo Tecendo Nossa História. O projeto também teve apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, da Municipalidade de Aubervilliers, do Governo do Estado de São Paulo, do Sistema Municipal de Bibliotecas, do Governo do Brasil e da República Francesa.

Link da Publicação: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br/2009/10/26/%E2%80%9Ctecendo-historias-tracando-pontes%E2%80%9D-une-experiencias-de-vida-de-mulheres-francesas-e-brasileiras/