CINEMA NA BRASA

23 de setembro de 2011
Horário: das 14:00 às 16:00
Local: Casa de Cultura da Brasilândia / Praça Benedicta Cavalheiro,s/N

Sessão do dia: “DNA da Brasilândia e suas Histórias de Vida”

A nova diretriz das sessões abertas de cinema é mostrar a produção local de audiovisual.
Para iniciar esta etapa foi escolhido o filme DNA da Brasilândia que já faz parte dos projetos da Fundação Stickel. Filme produzido pelo alunos da oficina de documentário e cinema “BRASILÂNDIA EM CORES”, ministrado pela cineasta Júlia Campos e a equipe de sua produtora Brasilândia Filmes, em parceria com a Fundação Stickel e Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

Júlia e os 18 participantes foram às ruas da Brasilândia a fim de documentar a história do bairro e entrevistaram vários moradores com mais de 50 anos de Brasa. O filme revela e registra, através da oralidade, o desenvolvimento e transformação da Vila Tiro ao Pombo em Vila Brasilândia. Nesse documentário não existe a mentira ou a verdade, nem o certo ou o errado, só existe a palavra de cada um dos entrevistados.

O público assistiu atento às imagens da Brasilândia antiga e seu desenvolvimento. Identificaram vizinhos, parentes e amigos. E puderam perceber que são parte da história da região. Conversamos sobre a formação de famílias, comércios, escolas e instituições e como estamos hoje em dia.

Para atividade, foi proposto que fizessem coletivamente o desenho da Brasilândia antiga e outro desenho da Brasilândia atual.

DNA da Brasilândia já foi exibido para 918 pessoas na Brasilândia (dados de 28/09/2011) e em 15 lugares: nas Casas de Cultura, CEU Paz, biblioteca, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Sua exibição é sempre acompanhada da equipe do Brasilândia Filmes, explicando como o filme foi feito e promovendo debates sobre o assunto. Muitas pessoas se emocionam ao reconhecer a história do lugar onde nasceram e vivem até hoje.

Assista aqui (http://youtu.be/_bMTm0eRYNw)

FICHA TÉCNICA
Título Original: DNA da Brasilândia e suas Histórias de Vida
Gênero:Documentário
Ano: 2010
Direção: Júlia Campos
Pais:Brasil

Projeto Cinema na Brasilândia. Toda sexta-feira exibição de filmes na Casa de Cultura da Brasilândia. Os temas são variados e a faixa etária fica indicada na programação.