Digite a palavra-chave

DNA da Brasilândia

DNA da Brasilândia

DNA da Brasilândia

Período: setembro a novembro de 2010
Local: Casa de Cultura Brasilândia
Educadora: Júlia Campos

O curso realizado de 14 de setembro a 30 de novembro de 2010 na Casa de Cultura Brasilândia foi ministrado pela cineasta Júlia Campos com apoio da equipe de sua produtora Brasilândia Filmes, em parceria com a Fundação Stickel e Subprefeitura Freguesia/Brasilândia. Júlia e os 18 participantes foram às ruas da Brasilândia em busca de documentar a história do bairro e entrevistaram vários moradores com mais de 50 anos de Brasa. O resultado virou um filme de curta metragem: o DNA da Brasilândia, com duração de 29 minutos.

O filme revela e registra, através da oralidade, o desenvolvimento e transformação da Vila Tiro ao Pombo em Vila Brasilândia. Nesse documentário não existe a mentira ou a verdade, nem o certo ou o errado, só existe a palavra de cada um dos entrevistados. DNA da Brasilândia já exibido para 918 pessoas na Brasilândia (dados de 28/09/2011) e em 15 lugares: nas Casas de Cultura, CEU Paz, biblioteca, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Sua exibição é sempre acompanhada da equipe do Brasilândia Filmes, explicando como o filme foi feito e promovendo debates sobre o assunto. Muitas pessoas se emocionam ao reconhecer a história do lugar onde nasceram e vivem até hoje.

Hoje, o documentário representa um grande marco na produção audiovisual da Brasilândia, uma ótima referência de pesquisa e um instrumento para a população se apropriar de sua história. Além disso, presta homenagem a todos moradores da Brasilândia, em especial a querida Júlia Campos, falecida em fevereiro de 2011.

Alunos participantes: Alberto Martins, Anaohan Verdaneiro, Carlos Alberto Rafael Naia, Flavio Marcio Vipo da Silva, Fredy Martins Santana, Gilberto Cezar, Iracy Bertuccelli Campos, Izabel Aparecida Moreno de Algusto, José Osmar, Luana Alves de Souza, Lucas Pintom dos Santos, Monica Vanetti, Marcos Leandro Bertuccelli Campos, Marinalva Silva Costa, Obede Simão Sousa, Pascal Koudou Kokora, Kauan Campos Miguel, Thainã de Souza Barros.