Entre Entes e Sementes

Exposição de 12 obras da artista plástica Carla Fatio, que aborda os quatro elementos da natureza: Ar, Água, Terra, Fogo e o elemental Éter. Para Carla, esta mostra representa um diálogo visual das forças da Natureza com interferência e significações. Segundo a artista, a mostra “ecoa em processos de transformação e sensibilização perante o Planeta Terra, Planeta Mãe, Mulher, Gaia, Pachamama e tantos outros nomes evocados por tantas culturas ancestrais. Traz a mensagem do Feminino e do Sagrado dentro de cada um de nós”. E “visa à sensibilização do espectador perante a mensagem poética da pintura como resultado final da obra, sempre aberta”.

As obras que fazem parte desta exposição foram também exibidas na IV Biennale de Artes Visuais de Beijing na China, em setembro 2010, na qual a artista representou o Brasil.

“Cada série de obras corresponde a uma fase de minha história, onde as ressonâncias de desejos e sentimentos sempre reverberam em buscas de materiais diversificados; como por exemplo, trabalhar sob lona, seda, papéis, madeiras, entre outros suportes.

Esta série fala sobre os Quatro Elementos da Natureza: ar, água, terra e fogo e o Elemental éter. Ecoa em processos de transformação e sensibilização perante o Planeta Terra, Planeta Mãe, Mulher: Mãe Gaia, Pachamama e tantos outros nomes evocados por tantas culturas ancestrais. Traz a mensagem do Feminino, do Sagrado dentro de cada um de nós.

Gaia, minha Grande Mãe interior, é o meu próprio Cosmos. Como nós aprendemos a combinar a nossa fotossíntese pela vida, pelo amor; aprendemos pela nossa simbiose, a nos amalgamar e entrarmos no ciclo da harmonia e evolução: um momento íntimo de introspecção e análise, silêncio e procura.

Representa um diálogo visual das forças da Natureza com interferência e significações: visa a sensibilização do expectador perante a mensagem poética da pintura como resultado final da obra (sempre aberta).

Mergulhar no mundo intangível é aceitar riscos, valorar a criatividade e resgatar o imaginário. Vivemos a contemporaneidade em um ciclo de manifestações sócio-culturais e sustentabilidade planetária, onde cada um de nós torna-se o centro de multiplicação e reverberação. A arte é o meu veículo deste processo de compreensão, e ins-piração.

Obrigada a Fundação Stickel por proporcionar este momento de troca, de cura, de valoração e instigar a novos valores humanitários”.

Carla Fatio
São Paulo, Maio de 2011

Data: 07 de maio 05 a 01 de junho de 2011
Local: Casa de Cultura da Brasilândia

Sobre a artista

Carla Fatio é artista plástica com desenvolvimento de pesquisas na linguagem contemporânea. Atua também como artista-educadora, em segmentos de vulnerabilidade infanto-juvenil. Em seu tempo de pesquisa de ateliê, participou em mais de 85 exposições coletivas em diferentes lugares e países. Também fez 23 exposições individuais no Brasil.

Graduada em Comunicação Visual com mestrado em Psicopedagogia, mestrado em Ensino Aprendizagem e doutorado em Ciências da Comunicação e Cultura. Tem em seu currículo diversos prêmios nacionais e internacionais.