Tavoletta

Exposição com trabalhos do fotógrafo Arnaldo Pappalardo, como parte do Projeto Contrapartida promovido pela Fundação Stickel.

A mostra busca discutir de forma lúdica e interativa a fotografia. No jardim do museu, foi instalada uma câmera escura de grande proporção para explicar princípios do registro de imagens. Já na sala principal do museu são apresentadas imagens em diferentes formatos, como os filmes em super-8 e a série “Tavoletta”, composta por quatro fotografias, que propõem uma leitura lúdica do dispositivo.

“Na época do Renascimento Italiano, câmaras escuras eram muito utilizadas por pintores, pois permitiam desenhar perspectivas a partir da formação de imagens do mundo real em seu interior”, relembra Pappalardo. Em linhas gerais, a “tavoletta” utilizada pelo arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi para comprovar os princípios da perspectiva, que dá nome à exposição, era uma prancha de madeira com orifício conjugada a um espelho.

A maioria das imagens apresentadas pelo fotógrafo foram realizadas em São Paulo, unindo-se com outras registradas em locais como Itália, Chile e América do Norte. “Propondo uma leitura não linear, o conceito que está por trás do conjunto de obras apresentado, aparentemente caótico e fragmentado, pretende propiciar a cada visitante possibilidades próprias de edição e ordenação, criando algo novo e construindo conexões e relações”, conclui o artista.

Data: de 10 de agosto a 22 de temebro de 2013
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2705, Jd. Paulistano, São Paulo/SP)