Presença

Exposição com 22 retratos de artistas plásticos de várias gerações, nascidos ou naturalizados brasileiros, fotografados por Juan Esteves em ambientes mais intimistas como residências, ateliês ou galerias. A proposta do trabalho foi tentar produzir imagens que trouxessem à tona, por meio de olhares e gestos, um pouco da expressão interior de alguns dos grandes nomes das artes plásticas brasileiras – daí o nome da exposição, “Presença”. Como o próprio fotógrafo define, trata-se de “um trabalho denso, carregado, com olhares fortes, significativos, cheio de dúvidas e ansiedade, vivos. Olhares de quem viveu uma vida complexa, produtiva e intensa”.

Presença

“O título foi sugerido por Frans Krajcberg, e reflete a proposta deste trabalho:mostrar retratos de 138 artistas plásticos brasileiros, natos ou adotivos, de várias gerações, fotografados por Juan Esteves em ambientes como suas casas, ateliês ou galerias.

Para esta exposição Fernando Stickel realizou uma nova curadoria e selecionou 22 retratos, que tivessem maior conexão com a Comunidade e fossem adequados ao espaço da Casa de Cultura da Vila Brasilândia. Esse projeto faz parte do Programa de Democratização da Cultura e Arte da Fundação Stickel.

Raramente conhecemos o artista que está por trás de uma obra de arte, e as fotos mostram seus olhares, seus gestos, sua expressão interior – sua presença. São 153 imagens, pois alguns artistas foram fotografados mais de uma vez, em anos diferentes.
Juan Esteves iniciou este trabalho há cerca de vinte anos, quando era fotógrafo na Folha de S. Paulo, e ao longo desses vinte anos retratou representantes de diferentes gerações e tendências das artes plásticas no Brasil.

Estas imagens estão presentes no livro Presença, editado pela Fundação Stickel e editora Terceiro Nome, e têm um caráter histórico, pois abrangem desde o modernismo,o concretismo,o Grupo Rex, a Escola Brasil:a Geração 80 e o Ateliê Abstração até os artistas mais jovens.

Uma oportunidade de apreciar os muitos olhares e imagens de quem, segundo o auto “viveu uma vida complexa, produtiva e Intensa”.

Artista: Juan Esteves
Curadoria: Fernando Stickel
Período: 14 de agosto a 30 de setembro de 2007
Local: Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba

Sobre o artista

Editor de fotografia do jornal Folha de S.Paulo entre 1986 e 1994, Juan Esteves é um dos fotógrafos mais respeitados da atualidade. Tem trabalhos reproduzidos em publicações de grande renome como Marie Claire, Time, Newsweek, Veja, IstoÉ, Bravo!, Elle, Época etc. Suas obras constam dos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Musée de LElysée (Lausanne, Suíça), Instituto Moreira Salles, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outros. Com participação em mais de cem livros de fotografia, Esteves já expôs seu trabalho nas mais prestigiadas instituições de arte do País e do mundo tais como o Museu de Arte Brasileira da FAAP, o Memorial da América Latina, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Time & Style Gallery (Tóquio, Japão).