Chicotadas

Local: Fábrica de Cultura Capão Redondo
Público: alunos e moradores da região entorno do local

Período: março de 2017
Local: AMIS (Associação Morumbi de Integração Social)
Público: alunos do local

Chicotadas é uma oficina cuja proposta visa gerar uma reflexão a respeito da pintura e suas técnicas, seus instrumentos. Os alunos são convidados a intervir no material tradicionalmente utilizado para pintar, com a intenção de construírem seus próprios utensílios. No caso desta oficina, a tela é desfiada e transformada em pinceis, ou chicotes.

De acordo com a artista educadora, Vera Martins, “a desconstrução da tela, suporte tradicionalmente conhecido para pintar se transforma em escultura e pincel, criando uma expectativa em apontar caminhos, surge uma nova visão sobre a tela, suporte máximo da pintura durante séculos, que nos é oferecido industrialmente, é desfiada manualmente até seu mínimo elemento: o fio passa a ser o elemento de maior importância na elaboração da obra, e a sobre posição de fios se torna objeto. O fio amarrado em um cone de papelão se torna pincel, surge interessantes possibilidades de pintura e maneiras diferentes de processo”.

Essa proposta já foi desenvolvida pela Fundação e pela artista no ano de 2013, chamada de “Pintura por Desconstrução”, como parte do projeto Contrapartida. Em 2015, foi fechado um novo projeto Contrapartida, dessa vez sob o nome de “Chicotadas”, que consiste em uma série de diversas oficinas a serem realizadas nos equipamentos públicos da cidade de São Paulo, tendo início em novembro de 2015 e continuidade durante o ano de 2016.