Digite a palavra-chave

Espaço, Espesso Espelho

Espaço, Espesso Espelho

Espaço, Espesso Espelho

Período: maio/junho de 2015
Local: CEU Paz
Educadora: Rochelle Costi
Público: moradores do Jardim Paraná / Jardim Damasceno

Período: setembro de 2015
Local: CEU Paz
Educadora: Rochelle Costi
Público: moradores do Jardim Paraná / Jardim Damasceno

Espaço, Espesso Espelho: uma experiência de espaço em transformação é uma oficina ministrada pela artista Rochelle Costi, que tem como objetivo de fomentar questionamentos e sentimentos envolvidos no processo de realocação involuntária das famílias residentes próximas às obras do projeto Rodoanel Mário Covas.

As aulas são compostas por uma parte teórica, na qual a artista traz dados relativos a transformações urbanas que aconteceram tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, e por uma parte prática, na qual, por meio da utilização de materiais de sucata, como caixas de papelão, tinta e fita adesiva, os alunos são convidados a construir formas que os remetam às suas moradias. Essas construções são levadas e posicionadas próximas à obra do Rodoanel como uma forma de realizar uma ocupação simbólica no espaço em evidência, intervenção que é também fotografada pelos próprios alunos para registrar e guardar essa memória da história das famílias da região.

Essa atividade permite um diálogo acerca do histórico e do impacto da obra em questão, e como as famílias se relacionam com esse processo. A oficina é, ainda, enriquecida com uma visita a campo na qual os alunos são levados a conhecer o centro da cidade de São Paulo, proporcionando, assim, maior envolvimento dos alunos com a cidade e suas transformações ao longo dos anos.

Sobre a Educadora

Rochelle Costi
Nascida em Caxias do Sul e formada em Comunicação Social, Rochelle Costi é uma artista conceituada, e um expoente nome do campo da fotografia, com trabalhos que exploram diversos meios de expressão artística por meio do corpo e da acumulação de objetos. Atualmente, desenvolve seus trabalhos na cidade de São Paulo.