Digite a palavra-chave

Circuito Spray

Circuito Spray

Circuito Spray

Período: julho de 2015
Local: Centro Cultural Isaura Neves – Caieiras, SP
Educador: Bonga Mac
Público: pessoas acima de 10 anos

Período: setembro de 2015
Local: Secretaria Municipal de Cultura de Francisco Morato – Francisco Morato, SP
Educador: Bonga Mac
Público: pessoas acima de 10 anos

Período: novembro/dezembro de 2015
Local: CEU Perus
Educador: Bonga Mac
Público: alunos do CEU Perus

Período: maio/junho de 2016
Local: CEU Paz
Educador: Bonga Mac
Público: crianças atendidas pelo núcleo Arte na Rua

Período: agosto/setembro de 2016
Local: EMEF Luciana Pedroni
Educador: Bonga Mac
Público: alunos da EMEF

“Circuito Spray” é uma sequência de cinco oficinas gratuitas de graffiti ministradas pelo artista e também arte educador Bonga Mac. Essa série tem o objetivo de, por meio da modalidade técnica do grafitti, contribuir para a ressignificação dos espaços públicos e estimular o caráter crítico e social que estão vinculados à cultura da arte urbana.

Destinada a pessoas acima de dez anos, as cinco oficinas aconteceram tanto na capital quando na região que abrange a grande São Paulo. Cada edição consiste em 4 encontros de 4 horas cada, divididos entre aulas teóricas a respeito da história da arte urbana e suas modalidades, e aulas práticas, nas quais os alunos concretizam seus projetos nos muros de um espaço público da cidade.

Essa atividade é parte do projeto Contrapartida, realizado em parceria com o artista Bonga, que recebeu incentivo, por parte da Fundação, para a publicação do livro “Tinta Loka: Street Art Book”, que reúne o trabalho de diversos artistas urbanos do estado de São Paulo. A obra pretende, através de fotografia e texto crítico, se tornar referência como obra de aprofundamento da linguagem da arte urbana e a importância de tais manifestações enquanto instrumentos de expressão e de transformações sociais.

Sobre o educador

Donizete de Souza Lima – Bonga Mac
Bonga é artista, empresário, educador e articulador de projetos culturais e educacionais voltados à arte urbana e graffiti. Seus trabalhos são inclinados a questões sociais, culturais e étnicas, está presente em estados como São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Sul e Paraná. E em países como Chile, Canadá, França, Bélgica, Itália e Equador. Suas obras ou biografia estão retratadas em diferentes artigos e livros. Atualmente assina produtos da marca URGH (criada em 1982), o qual é integrante da equipe da marca, é membro das crews Mac (originária da França) e X-Men (originária de Nova York) e desenvolve projetos voltados à arte urbana e graffiti.