Kinoforum

Local: Casa de Cultura da Brasilândia
Educador: Ninho Moraes
Coordenação: Jorge Guedes

A Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual foi um projeto que aconteceu em 2012, com o objetivo de sensibilizar o olhar, ampliar o repertório e iniciar a produção de vídeos dos jovens moradores da Brasilândia. Nessa edição, foram selecionados 20 jovens para frequentar gratuitamente o curso.

Em aulas teóricas e práticas, os alunos foram acompanhados por profissionais da área que atual como colaboradores pedagógicos e por monitores, jovens que já participaram de edições anteriores do projeto, o qual é realizado desde 2001, como atividade paralela do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Em 58 oficinas, já proporcionou a mais de 1 mil jovens a possibilidade de elaborar, dirigir, produzir e fotografar 237 curtas.

A oficina visa aprofundar os conhecimentos dos participantes em relação ao audiovisual, linguagem cada vez mais presente em todos os aspectos da vida dos jovens. É característica dessa proposta pedagógica a iniciação dos jovens à decifração dos códigos de linguagem audiovisual, a partir de sua história e possibilidades de interpretação. Com isso, pretende-se aproximar o público do audiovisual como forma de expressão popular e estimular seu interesse no que se refere à produção cultural e audiovisual como um todo.

Através dessas ações, pretende-se possibilitar novas formas de compreensão da realidade e de interação dos participantes com suas comunidades. Além disso, em cada oficina, temos como intuito valorizar o trabalho colaborativo e em equipe no esforço de construção de um discurso coletivo.

As 50 horas/aula resultaram na produção de quatro curtas-metragens digitais, com cerca de cinco minutos de duração cada. Foram produzidos 4 curtas de 5 minutos elaborados, dirigidos e fotografados pelos alunos, os quais foram registrados em DVDs para compor a coleção de vídeos para distribuição aos participantes, patrocinadores e parceiros. Os curtas serão disponibilizados no site KinoOikos.com e inscritos em festivais nacionais e internacionais.

Todos os curtas-metragens realizados integraram a programação do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo 2012, que aconteceu entre 23 de agosto e 2 de setembro de 2012, constando no catálogo do evento.

Os vídeos produzidos foram:

Efeito Borda

efeito-borda
São Paulo/SP
Fic, 4’0″, Cor, Vídeo, 0
Sinopse: Brasão vive entre as ruas da favela onde mora e uma floresta do bairro ao lado. Um dia ele encontra os Guardiões da Floresta que o leva a uma nova perspectiva de vida.
Alunos realizadores: Fancisco Carlos, Giberto Cezar, Kelvin Avelino, Valter Francisco, Wellington do Carmo.

Feitos um para o outro

feitos-um-para-outro
São Paulo/SP
Fic, 5’0″, Cor, Vídeo, 0
Sinopse: O Sistema e a População vivem juntos sempre em conflito, enquanto o Futuro procura seu caminho.
Alunos realizadores: Caio Calixto, Edivania Soares, Elisabete Moura, Isaque Dias, Tais Bueno

Santo Profeta

santo-profetaSão Paulo/SP
Fic, 5’0″, Cor, Vídeo, 0
Sinopse: Santo Profeta é um questionamento sobre nossa crença em Deus e até que ponto essas questões podem levar o homem.
Alunos realizadores: Débora Coutinho, Esdras Passos, Herbert C. Pereira, Gustavo Alencar

Somnium

somniumSão Paulo/SP
Fic, 5’0″, Cor, Vídeo, 0
Sinopse: Em busca de emprego, Conrado se perde no caminho e este fato o leva a uma série de situações estranhas.
Alunos realizadores: Camilla Lima, Danielle Ortega, Eliana Amorim, Gabriela Malara, Gustavo Negrão, Karina Menezes, Valéria Lima

Saiba mais no site das Oficinas Kinoforum.

Sobre a Kinoforum

A Associação Cultural Kinoforum realiza projetos apoiando o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica, com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. As Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual atuam, desde 2001, como atividade paralela do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, oferecendo oficinas de sensibilização ao audiovisual em comunidades da capital paulista e região metropolitana.

Realização: Kinoforum em parceria com a Fundação Stickel e a produtora Brasilândia Filmes.

Apoio: Subprefeitura Freguesia-Brasilândia.