Pintura por Desconstrução

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Educadora: Vera Martins
Público: alunos da Fábrica de Cultura

Em contrapartida ao apoio recebido pela Fundação Stickel, Vera Martins realizou a oficina Pintura por Desconstrução, para alunos do CEU Paz da Brasilândia, utilizando o mesmo princípio e metodologia aplicada das aulas ministradas na Alemanha: a pintura pelo desconstruir e reconstruir, transformando o bidimensional em tridimensional.

Vera descreve:
“a desconstrução da tela, suporte tradicionalmente conhecido para pintar se transforma em escultura e pincel, criando uma expectativa em apontar caminhos, surge uma nova visão sobre a tela, suporte máximo da pintura durante séculos, que nos é oferecido industrialmente, é desfiada manualmente até seu mínimo elemento: o fio passa a ser o elemento de maior importância na elaboração da obra, e a sobre posição de fios se torna objeto. O fio amarrado em um cone de papelão se torna pincel, surge interessantes possibilidades de pintura e maneiras diferentes de processo.”

As aulas foram compostas de momentos informativos e práticos, introduzindo conhecimentos sobre o universo da pintura e da história da arte e estimulando discussões através do fazer. Os alunos receberam atenção individual com a intenção de que cada um desenvolvesse sua marca inconfundível, seu significado sensível. Mostrando que a arte é algo que está dentro de cada pessoa, independente de classe social, credo e cor. É possível descobrir o talento de cada um estimulando o sentir e expressar que existe dentro de cada ser humano. Para finalizar, visitaram o ateliê da artista, desmistificando assim o universo criador.

Assista a um video do curso Pintura por Desconstrução aqui.