A arquitetura ao nosso redor

Turma do curso Introdução à Fotografia de Arquitetura

Nem sempre nos damos conta da arquitetura que nos circunda. Dos prédios, casas e praças, passando pelo traçado das cidades, tudo é arquitetura. E um olhar atento sobre o arranjo espacial ao nosso redor ajuda a compreender a nossa posição como cidadão urbano.

Com o objetivo de trazer essa consciência aos alunos, o curso Introdução à Fotografia de Arquitetura: o espaço criado pela luz, acontece desde agosto e segue até o fim de outubro na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, ministrado pela arquiteta e fotógrafa Ana Mello. Um dos focos das aulas está na busca da expressão individual do aluno perante à arquitetura e ao espaço onde ele está inserido.

Ana Mello compartilha com o grupo de 20 alunos sua experiência em ensaios sobre as cidades, paisagismo, edifícios, interiores e mobiliários. Além das aulas teóricas na Fábrica de Cultura, a turma tem algumas saídas fotográficas para pôr em prática as técnicas aprendidas em sala de aula. O exercício é feito com as câmeras de seus próprios celulares, democratizando a arte e facilitando o treinamento do “olhar” – o que, neste momento, é mais relevante que um equipamento sofisticado.

Fotos: Ana Mello, Sandra Pier e Diego Moreno

Acompanhe este trabalho nas nossas redes sociais, no perfil da educadora (@anamello) e através da hashtag #esquinamob.

O curso “Introdução à Fotografia de Arquitetura: o espaço criado pela luz” é uma realização da Fundação Stickel em parceria com as Fábricas de Cultura. Apoio POEISIS e Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.