A arte da xilogravura

Quem aí sabe o que é xilogravura? Técnica milenar, provavelmente de origem chinesa, a xilogravura consiste em uma impressão na qual se utiliza um pedaço de madeira com um desenho talhado cujo relevo é pintado para reproduzir a imagem no papel ou outro suporte, como um carimbo.

Chegou na Europa na Idade Média, onde revolucionou a produção de livros ilustrados. Com o surgimento da imprensa e da fotografia, a técnica voltou a ser valorizada como arte e museus de todo o mundo exibem xilogravuras como a icônica “A Grande Onda de Kanagawa”, do artista japonês Katsushika Hokusai, que abre este post.

No Brasil, está fortemente ligada à arte popular nordestina e sua utilização para ilustrar os livretos da Literatura de Cordel, produzindo artistas de renome como J. Borges. Já Gilvan Samico, integrando o Movimento Armorial, deu ares eruditos à técnica e ressignificou a xilogravura brasileira.

A versatilidade desta arte a faz presente nos quatro cantos do planeta em diferentes escolas e momentos da história. Em breve, ofereceremos o curso Xilogravura de Fio – Impressão em Relevo, ministrado pelo artista e educador Roberto Flores. A oficina é gratuita e logo mais terá as inscrições abertas. Aguarde!