A força da arte urbana de São Paulo

Uma cidade viva ganha cores e gera debates nas paredes do centro e da periferia. O graffiti – espontâneo e democrático – reúne talentos que, mesmo sem o aval de museus e galerias, cumprem seu objetivo de se comunicar através da arte.

Segue, assim, um papel transformador na sociedade urbana. E, por isso mesmo, a Fundação Stickel abraçou a arte de rua patrocinando um projeto inspirador: Tinta Loka – Street Book. O livro do grafiteiro Bonga Mac e da jornalista Tamires Santana faz o maior mapeamento do graffiti de São Paulo e compila em páginas coloridas de alta resolução obras de artistas e coletivos da capital e do interior.

O lançamento do projeto, editado pela LiteraRUA, aconteceu no último fim de semana e reuniu amigos, apoiadores, artistas e fãs do graffiti na A7MA Galeria. Saiba como comprar aqui.

E na semana anterior, encontramos os autores em um dia muito especial na Casa Verde Alta para o projeto Cultura e Conceito. Entre outras atividades, conferimos a criação de um grande painel grafitado por artistas e aprendizes das Fábricas de Cultura no muro da SABESP. O evento foi registrado por alunos dos cursos de fotografia oferecidos pela Fundação Stickel.

Vida longa ao graffiti!