Câmara escura gigante ensina e diverte na Zona Norte de São Paulo

Artista: Arnaldo Pappalardo
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (Rua Franklin do Amaral, 1281 – São Paulo/SP)
Período de visitação: 19/11 a 12/12
Horários: Terças a sextas-feiras, das 9 às 17h; sábados, das 10 às 17h; domingos, das 12 às 17h.
Mais informações: (11) 2233-9270, com Gláucia

Entrada gratuita

Amantes da fotografia e curiosos para explorar seus fundamentos básicos vão se divertir ao entrar na câmara escura gigante que a Fundação Stickel instalou na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo. O aparelho, que envolve princípios de fotografia, física e matemática, estará disponível para visitação gratuita a partir de 19 de novembro.

Concebida pelo fotógrafo Arnaldo Pappalardo, a câmera circular, de 4 metros de diâmetro, permite que os visitantes penetrem em seu interior para observar imagens do mundo exterior. Três grandes espelhos são posicionados ao redor dela, refletindo as imagens que se formam dentro da câmera pela entrada de luz através de seis pequenos orifícios nas paredes da instalação: três nas laterais e três no teto.

Colocados a diferentes distâncias dos furos, os espelhos fazem distintos recortes na paisagem, proporcionando diferentes relações de escala e composição aos observadores. A principal intenção é possibilitar o entendimento de como se formam as imagens dentro das câmeras fotográficas, com as quais convivemos cotidianamente, mas sobre as quais pouco sabemos.

A câmara foi o grande destaque da exposição Tavoletta, que Pappalardo exibiu recentemente no Museu da Casa Brasileira, com mais de 16 mil. Em parceria com a Fundação Stickel, ele vem ministrando cursos e oficinas ligadas à fotografia na Zona Norte da cidade.