Cerimônia de abertura do curso 24 Horas de Olhar Universal

Foi realizada pela Fundação Stickel, em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Cerimônia de Abertura do Curso 24 Horas de Olhar Universal.

O curso acontecerá na Casa de Cultura da Brasilândia até o mês de dezembro e possibilita que pessoas com deficiência visual ou baixa visão aprendam a fotografar. Ao final das oficinas será realizada uma exposição para mostrar os trabalhos dos alunos. Para garantir a acessibilidade, as fotografias serão impressas com texturas por meio de um método especial e terão audiodescrição.

Um dos professores do curso é o fotógrafo e jornalista Teco Barbero, que é deficiente visual e atuou recentemente na campanha publicitária da ADD (Associação Desportiva para Deficientes). “Pretendo ensiná-los como usar os outros sentidos. Mostrar que é possível fotografar sem enxergar e que a fotografia é uma forma de inclusão social”, afirma Barbero.

Entre os participantes da solenidade estão Fernando Stickel, presidente da Fundação Stickel, Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rubens Morais, representando Sr. Izaul Segalla, subprefeito da Brasilândia, Dr. José Otávio Auler, Diretor Clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de São Paulo, e Marco Antonio Pellegrini, Secretário de Estado Adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência.