Digite a palavra-chave

Eventos

CINEMA NA BRASILÂNDIA

09 de setembro de 2011
Horário: das 14:00 às 16:00

Local: Casa de Cultura da Brasilândia / Praça Benedicta Cavalheiro,s/n
Fone:3083-2811 (c/ Roberta)

Sessão do dia:filme “Linha de Passe”

SINOPSE

“A história mostra o cotidiano de uma família paulistana tentando combater a sua falta de recursos e alcançar o tão almejado “lugar ao sol” ou, ao menos, um modo de vida mais digno. Esse quinteto familiar é composto pela mãe e chefe de família, Cleuza (Sandra Corveloni, numa atuação espetacular, que lhe rendeu o Cannes de melhor atriz) e seus 4 filhos e suas ocupações detalhadas magistralmente: Denis (motoboy) , Dario (aspirante a jogador de futebol), Dinho (frentista de posto) e Reginaldo (um pivete folgado à procura de seu pai).
Cleuza é uma mãe batalhadora, corinthiana roxa e trabalha como empregada doméstica à espera de seu quinto filho sem pai! Denis, enrolado dos pés à cabeça, vive duro e correndo atrás de dinheiro para pagar a pensão de seu filho; Dario luta para passar em diversos testes de peneira e conhece a dura realidade do mundo da bola; Dinho, crente fervoroso, tenta aceitar Deus e compreender seus desígnios misteriosos e os difíceis testes de provação postos em seu caminho. Por fim, temos Reginaldo, o mais novo dos quatro, que nunca conheceu seu pai e tal qual o mesmo, sonha em ser motorista de ônibus.
O mais impressionante neste filme é a tranquilidade e serenidade com que a história é desenvolvida. A edição ágil acompanha um a um e nunca se perde. A câmera registra isso num estilo quase documental, o que torna o filme coeso e extremamente equilibrado, fornecendo um panorama realista de todos os personagens. E o melhor é que não há comiseração pelas pessoas, não há redenção e esperados finais felizes. Tudo é sugerido muito sutilmente. O filme todo é de uma poesia dura, convicta e que aperta na ferida sem dó.
A linha de passe perfeita na vida não existe. Ou se existe, ela é feita de saber superar seus obstáculos diários, de enfrentá-los de peito aberto, cabeça erguida e sempre pronto para o drible desconcertante. Coisa que o povo brasileiro é mestre.”
Fonte: http://thecinemaniaco.wordpress.com/2009/06/24/linha-de-passe-2008/

FICHA TÉCNICA

Título original: Linha de Passe
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Ano de lançamento: 2008,Brasil
Direção: Walter Salles, Daniela Thomas
Atores: João Baldasserini, Vinícius de Oliveira, José Geraldo Rodrigues, Kaique de Jesus Santos.