Começam as aulas de curso de curtas-metragens na Brasilândia

Começam neste sábado (5), a partir das 9 horas, as aulas do curso de curtas-metragens realizado pela Fundação Stickel e a Associação Cultural Kinoforum na Casa de Cultura da Brasilândia (Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº).

Foram selecionados 20 jovens da região para frequentarem gratuitamente o curso. Com apoio da Subprefeitura Freguesia-Brasilândia, as aulas acontecerão nos três primeiros finais de semana de maio (dias 5 e 6, 12 e 13 e 19 e 20), entre 9 e 18 horas.

A proposta consiste em abrir um leque de possibilidades cinematográficas para os alunos, exibindo filmes de documentário e ficção; obras que utilizam desde a linguagem clássica até o experimental, desvendando procedimentos e opções de realização. O participante é estimulado a utilizar-se dos elementos cinematográficos para desenvolver suas ideias. A equipe é formada por profissionais da área audiovisual e monitores de gravação e edição, que já participaram do projeto.

O projeto é realizado desde 2001, como atividade paralela do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Em 58 oficinas, já proporcionou a mais de 1 mil jovens a possibilidade de elaborar, dirigir, produzir e fotografar 237 curtas.

As 50 horas/aula resultarão na produção de quatro curtas-metragens digitais, com cerca de cinco minutos de duração cada. Eles serão exibidos em salas de cinema, integrando a programação do 23º Festival de Curtas Metragens de São Paulo, que acontece entre 23 de agosto e 2 de setembro.