Curso Online | Introdução a Arte Brasileira

A História da Arte no Brasil, como a própria História do Brasil, está em pleno processo de construção. O curso realizará uma introdução às principais ideias, artistas, movimentos e debates que nortearam a produção artística brasileira desde a chegada das primeiras conquistas do modernismo europeu, na segunda década do Século XX, até as matérias mais pertinentes da nossa atualidade. Os novos tempos, ao passo em que dão lugar a expressões artísticas ancoradas na tradição, também estão marcados por trabalhos atravessados por questões tão complexas quanto fascinantes: identidade, gênero, violência, novas agendas simultaneamente políticas e estéticas, pautadas no respeito e no interesse por outras vozes que não as de sempre.

– Fabricando as raízes nacionais: a primeira arte moderna brasileira.
– Casarios, subúrbios e marinhas: Os artistas proletários e o Grupo Santa Helena.
– Da figuração à abstração: Alfredo Volpi e Milton Dacosta.
– Abstrações geométricas: Concreto e Neoconcreto.
– O abstracionismo lírico.
– Primitivos, ingênuos e gênios: os artistas naifs.

Obs. O conteúdo programático está sujeito a alterações, conforme o educador e equipe da Fundação Stickel acharem necessário.

Critérios e Regulamento
1. Aberto ao público maior de 16 anos.
2. Sem restrição de localização.
3. Obrigatório inscrição pela plataforma Sympla.
4. Após a inscrição, os participantes deverão confirmar interesse através de contato realizado pela equipe da Fundação Stickel. Quem não confirmar, após 3 tentativas de contato, terá sua inscrição suspensa.
5. O link de cada encontro será enviado por e-mail e whatsapp, com no mínimo 2 horas de antecedência.
6. Será entregue certificado aos participantes mediante 80% de presença e após responderem avaliação final do curso.
7. Participantes que alcançarem 2 faltas seguidas e não enviarem, por e-mail ou whatsapp, uma justificativa, terão sua participação suspensa e não receberão mais os links de cada encontro.
8. Obrigatoriamente, os participantes deverão baixar o aplicativo Zoom e ter acesso a plataforma para realização do curso. O recurso é disponível para mobile e desktop.

Introdução à Arte Brasileira: do modernismo aos dias atuais – módulo I
Curso online: será ministrado pela plataforma zoom.us
Educador: Theo Monteiro
Datas: 03, 10, 17, 24 de novembro, 01 e 08 de dezembro