Curso Online | Introdução a Arte Contemporânea

O curso  Uma introdução à Arte Contemporânea visa apresentar ao participante um panorama da produção artística realizada entre os anos de 1950 e 1960, período no qual começa a ser elaborado o conceito de arte contemporânea. O ponto inicial dessa empreitada é duplo: partindo da recepção das obras de Jackson Pollock e Marcel Duchamp, veremos suas influências na produção dos jovens artistas daqueles anos, modificando substancialmente o entendimento do fazer artístico e, consequentemente, do que poderia ser arte.

No curso discutiremos, por meio dos trabalhos dos artistas, como a pintura e a escultura, linguagens tradicionais da arte, foram repensadas e, em alguns casos, abolidas, tendo como contexto a popularização dos dispositivos de reprodutibilidade técnica (fotografia e vídeo), a relação arte e vida e a mudança do centro de produção de vanguarda da Europa para as Américas.

– Dois prólogos: o legado de Pollock e Duchamp no labirinto da linguagem
– Traduzindo Duchamp: Johns, Rauschenberg e Cage
– Warhol é Pop! Oldenburg é tech! Lichtenstein é tudo!
– Tropeçando na escultura: Morris, Judd e Flavin
– O corpo das coisas: Giacometti, Fontana, Klein e Manzoni

Obs. O conteúdo programático está sujeito a alterações, conforme o educador e equipe da Fundação Stickel acharem necessário.

Critérios e Regulamento
1. Aberto ao público maior de 16 anos.
2. Sem restrição de localização.
3. Obrigatório inscrição pela plataforma Sympla.
4. Após a inscrição, os participantes deverão confirmar interesse através de contato realizado pela equipe da Fundação Stickel. Quem não confirmar, após 3 tentativas de contato, terá sua inscrição suspensa.
5. O link de cada encontro será enviado por e-mail e whatsapp, com no mínimo 2 horas de antecedência.
6. Será entregue certificado aos participantes mediante 80% de presença e após responderem avaliação final do curso.
7. Participantes que alcançarem 2 faltas seguidas e não enviarem, por e-mail ou whatsapp, uma justificativa, terão sua participação suspensa e não receberão mais os links de cada encontro.
8. Obrigatoriamente, os participantes deverão baixar o aplicativo Zoom e ter acesso a plataforma para realização do curso. O recurso é disponível para mobile e desktop.

Introdução à Arte Contemporânea – módulo I
Curso online: será ministrado pela plataforma zoom.us
Educador: Jimson Vilela
Datas: 04, 11, 18, 25 de novembro, 02 e 09 de dezembro