MENU

stickel

EXPOSIÇÕES

p

p

FERES KHOURY PINTURAS

Como um raio na floresta, as pinturas recentes de Feres nos revelam lugares distantes, territórios intocados da natureza, florestas, pântanos, rochas e ravinas imaginárias, iluminados com precisão e potência.

A arte de Feres Khoury transpira sua forte conexão com o criativo e a pesquisa, seu gosto pela música e literatura, o mergulho profundo e apaixonado no universo da arte. Seu trabalho identifica-se integralmente com o vigor e diversidade da natureza.

Convivem no artista várias características, que aparecem aqui e acolá, há o ser racional, geométrico, cartesiano, há o calígrafo oriental, zeloso de sua habilidade e precisão, e há o ser lírico, explosivo, romântico. Há ainda o professor sensível… Tal como somos surpreendidos na natureza com uma súbita tempestade, ou um glorioso raio de sol, neste conjunto de pinturas Feres também é flagrado desenvolvendo um, outro ou vários de seus múltiplos talentos.

Nesta mostra Feres nos brinda com situações pictóricas de grande força, cor e teatralidade, à semelhança de J. W. Turner, nos expondo livremente e sem temor à força das tempestades, aos dias cinzentos e todas as outras glórias do planeta.

Aleluia!

Fernando Stickel

Abertura
13 maio das 11 às 16h
Visitação
até 10 junho 2023

Espaço Fundação Stickel
Rua Nova Cidade 195 Vila Olímpia São Paulo SP
terça a sexta das 11 às 18h
sábados das 11 às 15h
gratuito

p

p

p

p

p

p

IMPRENSA
Ana D’arce – COMPASSO
(11) 97173-0655

2018
Acrílica s/ tela
120 x 160cm

2018
Acrílica s/ tela
90 x 130cm

FERES LOURENÇO KHOURY (Urupês, São Paulo, 1951)

Feres Khoury começou a exibir suas obras em mostras coletivas no início dos anos 70, antes mesmo de se formar arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU/USP, em 1979, ano em que funda com Rubens Matuck, Luise Weiss e Rosely Nakagawa, a Ed. João Pereira, com o objetivo de lançar gravuras originais de tiragem limitada.

Além de Matuck, completaram sua formação artística Luiz Dotto, Renina Katz e Sérgio Fingermann. Em 1988, Feres Khoury recebe o 1º prêmio da 8ª Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba, e, em 1996, é contemplado com a Bolsa Vitae de Arte/Gravura. Nos anos 90, as gravuras foram destaque e a base da sua produção, quando também se dedicou à xilogravura e a ponta-seca.

Seu amor pela poesia e pela teoria literária o leva a estudar na ECA/USP, onde realiza mestrado sob orientação de Regina Silveira, e, em 1997, defende sua tese de doutorado em poéticas visuais.

Entre a arquitetura e a arte, Feres Khoury consolidou sua carreira como artista, gravador, arquiteto e professor. Lecionou na Faculdade Santa Marcelina, Universidade São Judas Tadeu e na FAU/USP, onde é professor livre-docente desde 2009.

Na década de 2000, participa de exposições no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Sesc Pompeia, na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_), entre outros museus e centros culturais. Em 2015, viaja a convite do Governo chinês para participar de Workshop no Centro de Gravura de Guanlan, cidade industrial no distrito de Shenzhen, no sul da China.

Feres Khoury dá continuidade a sua extensa trajetória se dedicando a pintura, aquarela e colagem. Desenvolve sua linguagem para criação de paisagens ao trilhar o caminho entre a figuração e a abstração. Recentemente, vem trabalhando em livros de artista e monotipias combinando imagem e texto.

2018
Acrílica s/ tela
100 x 120cm

2018
Acrílica s/ tela
130 x 160cm