Fundação Stickel apoia exposição de Arnaldo Pappalardo no Museu da Casa Brasileira

Artista: Arnaldo Pappalardo
Curadoria: Arnaldo Pappalardo
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2705, Jd. Paulistano, São Paulo/SP)
Abertura: Sábado, 10 de agosto, das 11 às 14h
Período: 10 de agosto a 22 de setembro
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10 às 18h
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Mais informações: (11) 3032-3727

A Fundação Stickel patrocina a exposição “Tavoletta”, com trabalhos do fotógrafo Arnaldo Pappalardo, professor de fotografia dos cursos promovidos pela entidade nos últimos anos. A mostra, que fica em cartaz no Museu da Casa Brasileira de 10 de agosto a 22 de setembro de 2013, discutirá de forma lúdica e interativa a fotografia. No jardim do museu, será instalada uma câmera escura de grande proporção para explicar princípios do registro de imagens. Já na sala principal do museu são apresentadas imagens em diferentes formatos, como os filmes em super-8 e a série “Tavoletta”, composta por quatro fotografias, que propõem uma leitura lúdica do dispositivo.

“Na época do Renascimento Italiano, câmaras escuras eram muito utilizadas por pintores, pois permitiam desenhar perspectivas a partir da formação de imagens do mundo real em seu interior”, relembra Pappalardo. Em linhas gerais, a “tavoletta” utilizada pelo arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi para comprovar os princípios da perspectiva, que dá nome à exposição, era uma prancha de madeira com orifício conjugada a um espelho.

A maioria das imagens apresentadas pelo fotógrafo foram realizadas em São Paulo, unindo-se com outras registradas em locais como Itália, Chile e América do Norte. “Propondo uma leitura não linear, o conceito que está por trás do conjunto de obras apresentado, aparentemente caótico e fragmentado, pretende propiciar a cada visitante possibilidades próprias de edição e ordenação, criando algo novo e construindo conexões e relações”, conclui o artista.

Sobre Arnaldo Pappalardo

Natural de São Paulo, formou‐se em arquitetura pela FAU‐USP em 1979. Estudou com o artista plástico Carlos Fajardo e com a fotógrafa Claudia Andujar. Recebeu prêmios nacionais e internacionais, realizando mostras individuais e coletivas no Brasil, Europa, Cuba e Estados Unidos. Trabalha profissionalmente há mais de 30 anos como fotógrafo, realizando trabalho pessoal e também fotografia publicitária, editorial, fotografia de arquitetura e de obras de arte, entre outras. Atualmente dedica‐se também ao ensino de fotografia, ministrando cursos promovidos pela Fundação Stickel na periferia de São Paulo e em seu estúdio.