Fundação Stickel convida para lançamento do livro de Eduardo Longo

Artista: Eduardo Longo
Data do lançamento: 08 de novembro, às 19h30
Local: Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima 2705)
Mais informações: (11) 3032-3727 / www.mcb.org.br
Entrada Gratuita / estacionamento pago no local

Quem já passou pela Rua Amauri, em Pinheiros, deve ter se deparado com uma esférica metálica gigante, com 8 metros de diâmetro. Trata-se da Casa Bola, projetada nos anos 1970 pelo arquiteto Eduardo Longo. A moradia nada convencional faz parte de uma série de estudos sobre o excesso e o essencial, que sempre permearam a vida e carreira de Eduardo. Dentre os exercícios para se livrar do supérfluo, aplicados em carros e paredes, Longo projetou uma maquete de uma casa nada convencional: redonda, instigante, sem qualquer ângulo reto ou espaços para o excesso. A maquete virou um projeto e Eduardo aplicou o conceito de moradia como espaço essencial ao limite, erguendo a casa em questão.

Este e outros trabalhos inovadores são temas do livro “Sobre Bolas e outros Projetos – Eduardo Longo arquiteto”, que a Fundação Stickel lança no dia 8 de novembro, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira. Além disso, o mentor da Casa Bola é um dos participantes da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, que vai até 1° de novembro de 2013. O arquiteto abre seu insólito habitat para visitas monitoradas todas as sextas-feiras, às 11h e às 16h, até 8 de novembro deste ano. Inscrições para as visitas devem ser feitas no site do Museu da Casa Brasileira: www.mcb.org.br

A obra, escrita pelo jovem arquiteto português Fernando Serapião, faz uma leitura da desafiadora produção de Longo, que, em 40 anos de arquitetura, questionou não apenas padrões de usos e costumes residenciais, mas também de ocupação urbana e ambiental, movido mais por necessidades internas do que por demandas de mercado. O livro cobre toda a sua trajetória, mas não toda sua produção, repleta de pequenas intervenções, nem todas devidamente documentadas.

A Fundação Stickel enquadrará a parceria com Eduardo Longo no Projeto Contrapartida 2014, que apoia e promove artistas brasileiros contemporâneos por meio da realização ou patrocínio de exposições, publicação de livros e divulgação do trabalho. Em contrapartida a este apoio, os artistas se comprometem a contribuir com a comunidade na qual a Fundação Stickel atua, ministrando cursos, oficinas e palestras sobre arte e cultura. Os detalhes do Projeto Contrapartida 2014 com Eduardo Longo serão disponibilizados no site da Fundação Stickel:www.fundacaostickel.org.br