Fundação Stickel promove exposição e oficina gratuitas na Zona Norte

Artista: Vera Martins
Abertura da exposição: 5 de outubro, às 11h
Período da exposição: 5 de outubro a 17 de novembro de 2013
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (Rua Franklin do Amaral, 1281)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 17h
Mais informações: (11) 2233-9270

Expressão corporal que produz arte e diverte, a técnica “Pintura por Desconstrução” é destaque na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo, em outubro e novembro deste ano. Uma exposição e uma oficina, ambas gratuitas e promovidas pela Fundação Stickel, permitirão que visitantes (como espectadores) e jovens da região (como agentes) conheçam de perto esta vertente inovadora do trabalho da artista visual Vera Martins.

A abertura oficial da exposição aconteceu no dia 5 de outubro, às 11h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. O evento contou com uma performance da artista e seus alunos. A próxima oficina, com adolescentes já inscritos no projeto, acontece nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro (quartas-feiras), das 14h às 17h. Trata-se da segunda turma da atividade neste ano no local.

O projeto realiza a desconstrução do suporte da pintura, no qual a tela é desfiada até seu mínimo componente: o fio passa a ser o elemento de maior importância na elaboração da obra e assume, de pronto, a tridimensionalidade. Esses fios tornam-se chicote e pincel, impõem suas marcas, formas e nós, por meio de chicotadas que geram linhas, em uma ação enérgica, corporal e vital. As crianças e adolescentes que experimentam a técnica têm a oportunidade de participar de um exercício lúdico e de manifestação da individualidade por meio da arte.

A Fundação Stickel já promoveu oficinas semelhantes em 2010 e 2011 no CEU Paz, na Brasilândia, apoiando Vera Martins por meio do Projeto Contrapartida, que impulsiona artistas brasileiros contemporâneos atuantes na Cidade, com exposições, livros e divulgações, em troca da participação nas comunidades onde a entidade atua, ministrando cursos, oficinas e palestras.

Todas as atividades e serviços colocados à disposição da comunidade pela Fundação Stickel são gratuitos, e a instituição presta contas de suas ações com transparência e responsabilidade.