Fundação Stickel: retrospectiva de 2017

2017 foi um ano incrível para a Fundação Stickel, com muito aprendizado, solidariedade e parcerias vitoriosas.

Nossos cursos gratuitos atingiram ainda mais pessoas, levando arte aos quatro cantos de São Paulo e com muitas novidades. Estreando este ano, as oficinas de AutorretratoMarchetariaArt & Design e Aulas de Desenho desembarcaram nas Fábricas de Cultura e em escolas públicas do estado. Além delas, demos continuidade aos workshops Arte LiteralGrafismo IndígenaCianotipia e Expressão da Tridimensionalidade com aulas para crianças, jovens e adultos que puderam descobrir o lado lúdico das artes visuais.

As aulas de fotografia também foram destaque. O curso Olhares Sobre a Cachoeirinha, ministrado por Lucas Cruz, seguiu lotando turmas e o trabalho dos alunos passou por oito terminais de metrô e de trem em exposições itinerantes. A ele, se juntaram as oficinas Clicando o BrincarOlhares Sobre Mulheres Migrantes e Introdução à Fotografia de Arquitetura – cujo resultado está em cartaz na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, com curadoria de Ana Mello.

Falando em exposições, as fotos dos nossos alunos estiveram lado a lado de obras de grandes artistas durante a Semana de Arte. A feira reuniu galerias de todo o mundo e a Fundação Stickel foi convidada para levar o nosso trabalho de inclusão social para o evento. Sucesso total!

Outro resultado que extrapolou a sala de aula está no painel em construção na estação Palmeiras – Barra Funda com as obras dos alunos do curso de Marchetaria. O resultado a gente mostra em breve!

E não poderíamos deixar de lembrar do êxito no lançamento do livro Tinta Loka – Street Book, de Bonga Mac e Tamires Santana, que foi patrocinado pela Fundação Stickel e editado pela LiteraRua. Além dele, outra obra está a caminho: Franz Hepp – Um Arquiteto Moderno já está em fase de finalização.

Por isso tudo, gostaríamos de agradecer muito a todos os nossos alunos, educadores parceiros e apoiadores que fizeram conosco um trabalho memorável! Em 2018, tem mais!