GIFFONI Film Festival

Na semana passada, a Fundação Stickel encaminhou três jovens para participar da primeira edição no Brasil do Giffoni Festival.

O GIFFONI Film Festival, consagrado na Europa, com 42 edições na Itália e em locais como Estados Unidos, Austrália e Polônia, o Giffoni São Paulo Film Festival desembarcou pela primeira vez no Brasil em janeiro de 2013.

As atividades aconteceram entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013, no Memorial da América Latina. Voltado para o público juvenil, um dos grandes diferenciais é promover a atuação do jovem enquanto jurado do Festival, incentivando o desenvolvimento de um senso crítico, e a interação dele com pessoas de todo o país, bem como com artistas e diretores.

A organização do GFF Brasil selecionou 400 jovens jurados, entre eles estrangeiros de diversas localidades. O Comitê organizador, encabeçado pelo próprio idealizador do festival, Claudio Gubitosi, selecionou aproximadamente 16 filmes nacionais e internacionais que foram avaliados e premiados segundo escolha do júri mirim subdividido em duas faixas etárias: de 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Além da participação enquanto jurados, os jovens tiveram a possibilidade de fazer diversas oficinas relacionadas à area do audivisual.

Ao longo dos dias houve exibição de filmes abertos ao público, sessões fechadas, incluindo pré-estreias, além de palestras e debates.