Inscreva-se

Abrimos inscrições para três cursos gratuitos online, os interessados terão até 12 de março para realizar sua inscrição.

Verifique as datas, horários, regulamento e participe!

Curso criado em decorrência da pandemia causada pela COVID-19 – foi o primeiro curso online promovido pela Fundação Stickel. Em cada edição, são ministrados conteúdos diferentes que abordam características e aspectos específicos do trabalho realizado por diferentes fotógrafos.

A atividade é uma continuidade ou recapitulação para alunos que já concluíram os módulos básico, intermediário e avançado do curso Olhares Sobre a Cachoeirinha e também uma iniciação ou aprofundamento para aqueles que tem interesse por fotografia.

– Martin Parr, cotidiano e humor
– Elliott Erwitt, cotidiano e ironia
– Lee Friedlander, autorretratos
– Luighi Ghirri, ficção vs realidade

3. Obrigatório inscrição pela plataforma Sympla.
4. Após a inscrição, os participantes deverão confirmar interesse através de contato realizado pela equipe da Fundação Stickel. Quem não confirmar, após 3 tentativas de contato, terá sua inscrição suspensa.
5. O link de cada encontro será enviado por e-mail e whatsapp, com no mínimo 2 horas de antecedência.
6. Será entregue certificado aos participantes mediante 80% de presença e após responderem avaliação final do curso.
7. Participantes que alcançarem 2 faltas seguidas e não enviarem, por e-mail ou whatsapp, uma justificativa, terão sua participação suspensa e não receberão mais os links de cada encontro.
8. Obrigatoriamente, os participantes deverão baixar o aplicativo Zoom e ter acesso a plataforma para realização do curso. O recurso é disponível para mobile e desktop.
9. É responsabilidade do(a) aluno(a), entregar as atividades propostas com no mínimo 24 horas de antecedência das aulas e conforme as orientações do educador.

Vacina Contra Monotonia – 3ª Edição
Educador: Lucas Cruz
Datas: 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de março e 05, 07 de abril (segundas e quartas – 8 encontros)
Horário: 19h – 20h30 (1h30)
Carga horária: 12 horas

O curso Uma introdução à Arte Contemporânea visa apresentar ao participante um panorama da produção artística realizada entre os anos de 1950 e 1960, período no qual começa a ser elaborado o conceito de arte contemporânea. O ponto inicial dessa empreitada, no módulo 2, é duplo: os poemas de William Carlos Williams e Frank O’Hara, veremos como esses dialogavam com a produção dos jovens artistas visuais daqueles anos, dado que esses lidam com uma modificação substancial do entendimento do fazer artístico e, consequentemente, do que poderia ser arte naquele momento.

No curso discutiremos, por meio dos trabalhos dos artistas, como a pintura e a escultura, linguagens tradicionais da arte, foram repensadas e, em alguns casos, abolidas, tendo como contexto a popularização dos dispositivos de reprodutibilidade técnica (fotografia e vídeo), a relação arte e vida e a mudança do centro de produção de vanguarda da Europa para as Américas.

– Arte Contemporânea: isto é só para te dizer
– Clark e Oiticica: Os bichos da seda
– Quem tem medo de Louise de Bourgeois, Eva Hesse e Yayoi Kusama?
– A arte como ideia: Kosuth, LeWitt, Weiner
– O tempo da terra: Smithson, Heizer, Beuys e Kounellis
– Quando as formas se tornam atitudes: Serra, Nauman, Haacke e Buren

Uma introdução a Arte Contemporânea – módulo II
Educador: Jimson Vilela
Datas: 25 de março e 1, 8, 15, 22 e 29 de abril (quintas – 6 encontros)
Horário: 19h – 21h (2 horas)

Lista de espera
A lista de espera é uma maneira que temos de ceder as vagas daquelas pessoas que desistirem de participar do curso. Ela segue os seguintes critérios:
1. A lista será preenchida por até 10 pessoas;
2. A chamada para possíveis vagas será realizada por ordem de inscrição;
3. As vagas dos desistentes serão preenchidas até o término da 1ª aula do curso.

A História da Arte no Brasil, como a própria História do Brasil, está em pleno processo de construção. No 2º módulo deste curso, iremos introduzir aos alunos alguns aspectos referentes a arte contemporânea brasileira da década de 1960 até os dias atuais, fornecendo habilidades como leitura e análise de imagens, discussão de questões que norteiam a arte, a sociabilidade brasileira e um panorama cultural do país.

– Os artistas populares e autodidatas
– Arte Afro-brasileira
– A nova figuração e releituras da Pop-Art
– Movimentos conceituais no Brasil
– A Geração 80
– Desconstruindo as raízes nacionais: a discussão de estereótipos nacionais pela arte contemporânea brasileira

Introdução a Arte Brasileira: do modernismo aos dias atuais – módulo II
Educador: Theo Monteiro
Datas: 23, 30 de março e 6, 13, 20 e 27 de abril (terças – 6 encontros)
Horário: 19h – 21h (2 horas)

Lista de espera
1. A lista será preenchida por até 10 pessoas;
2. A chamada para possíveis vagas será realizada por ordem de inscrição;

Junte-se ao nosso grupo de divulgação de atividades via whatsapp: clique aqui

Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone/whatsapp: (11) 3083-2811