Inscreva-se

Abrimos inscrições em outubro para três cursos online que serão realizados em novembro e dezembro: Introdução a Arte Brasileira, Introdução a Arte Contemporânea e Vacina Contra Monotonia (2ª Edição). Verifique mais informações abaixo e participe!

A História da Arte no Brasil, como a própria História do Brasil, está em pleno processo de construção. O curso realizará uma introdução às principais ideias, artistas, movimentos e debates que nortearam a produção artística brasileira desde a chegada das primeiras conquistas do modernismo europeu, na segunda década do Século XX, até as matérias mais pertinentes da nossa atualidade. Os novos tempos, ao passo em que dão lugar a expressões artísticas ancoradas na tradição, também estão marcados por trabalhos atravessados por questões tão complexas quanto fascinantes: identidade, gênero, violência, novas agendas simultaneamente políticas e estéticas, pautadas no respeito e no interesse por outras vozes que não as de sempre.

– Fabricando as raízes nacionais: a primeira arte moderna brasileira.
– Casarios, subúrbios e marinhas: Os artistas proletários e o Grupo Santa Helena.
– Da figuração à abstração: Alfredo Volpi e Milton Dacosta.
– Abstrações geométricas: Concreto e Neoconcreto.
– O abstracionismo lírico.
– Primitivos, ingênuos e gênios: os artistas naifs.

Obs. O conteúdo programático está sujeito a alterações, conforme o educador e equipe da Fundação Stickel acharem necessário.

3. Obrigatório inscrição pela plataforma Sympla.
4. Após a inscrição, os participantes deverão confirmar interesse através de contato realizado pela equipe da Fundação Stickel. Quem não confirmar, após 3 tentativas de contato, terá sua inscrição suspensa.
5. O link de cada encontro será enviado por e-mail e whatsapp, com no mínimo 2 horas de antecedência.
6. Será entregue certificado aos participantes mediante 80% de presença e após responderem avaliação final do curso.
7. Participantes que alcançarem 2 faltas seguidas e não enviarem, por e-mail ou whatsapp, uma justificativa, terão sua participação suspensa e não receberão mais os links de cada encontro.
8. Obrigatoriamente, os participantes deverão baixar o aplicativo Zoom e ter acesso a plataforma para realização do curso. O recurso é disponível para mobile e desktop.

Introdução à Arte Brasileira: do modernismo aos dias atuais – módulo I
Educador: Theo Monteiro
Datas: 03, 10, 17, 24 de novembro, 01 e 08 de dezembro
Horário: 19 as 21h (terças-feiras)
Carga horária: 12 horas

O curso  Uma introdução à Arte Contemporânea visa apresentar ao participante um panorama da produção artística realizada entre os anos de 1950 e 1960, período no qual começa a ser elaborado o conceito de arte contemporânea. O ponto inicial dessa empreitada é duplo: partindo da recepção das obras de Jackson Pollock e Marcel Duchamp, veremos suas influências na produção dos jovens artistas daqueles anos, modificando substancialmente o entendimento do fazer artístico e, consequentemente, do que poderia ser arte.

No curso discutiremos, por meio dos trabalhos dos artistas, como a pintura e a escultura, linguagens tradicionais da arte, foram repensadas e, em alguns casos, abolidas, tendo como contexto a popularização dos dispositivos de reprodutibilidade técnica (fotografia e vídeo), a relação arte e vida e a mudança do centro de produção de vanguarda da Europa para as Américas.

– Dois prólogos: o legado de Pollock e Duchamp no labirinto da linguagem
– Traduzindo Duchamp: Johns, Rauschenberg e Cage
– Warhol é Pop! Oldenburg é tech! Lichtenstein é tudo!
– Tropeçando na escultura: Morris, Judd e Flavin
– O corpo das coisas: Giacometti, Fontana, Klein e Manzoni

Introdução à Arte Contemporânea – módulo I
Educador: Jimson Vilela
Datas: 04, 11, 18, 25 de novembro, 02 e 09 de dezembro
Horário: 19 as 21h (quartas-feiras)
Carga horária: 12 horas

O curso irá compartilhar conhecimentos da linguagem fotográfica de Sebastião Salgado, William Eggleston, Nadar e Atget e Wolfgang Tilmans. É uma continuidade ou recapitulação para alunos que já concluíram os módulos básico, intermediário e avançado do curso Olhares Sobre a Cachoeirinha e também uma iniciação ou aprofundamento para aqueles que tem interesse por fotografia.

– Sebastião Salgado e sua Genesis.
– William Eggleston, o cotidiano colorido.
– Nadar e Atget: fotografia no final do século XIX.
– Wolfgang Tilmans e suas Constelações.

3. Obrigatório inscrição pela plataforma Sympla.
9. É responsabilidade do(a) aluno(a), entregar as atividades propostas com no mínimo 24 horas de antecedência das aulas e conforme as orientações do educador.

Vacina Contra Monotonia – 2ª Edição
Educador: Lucas Cruz
Datas: 03, 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de novembro
Horário: 16 as 17h30 (terças e quintas-feiras)