Curso Online

1. Nichos da Fotografia de Arquitetura

O curso irá abordar temas que fazem parte do universo da fotografia de arquitetura como conceitos históricos, fotógrafos contemporâneos, composição, equipamentos, vivências sobre ensaios fotográficos, fotografia aérea, os bastidores da arquitetura de interiores e o vídeo como uma outra maneira de mostrar a arquitetura.

Critérios e Regulamento:
1. Aberto ao público maior de 16 anos.
2. Sem restrição de localização.
3. Obrigatório inscrição pela plataforma Sympla.
4. Após a inscrição, os participantes deverão confirmar interesse através de contato realizado pela equipe da Fundação Stickel. Quem não confirmar, após 3 tentativas de contato, terá sua inscrição suspensa.
5. O link de cada encontro será enviado por e-mail e whatsapp, com no mínimo 2 horas de antecedência.
6. Será entregue certificado aos participantes mediante 80% de presença e após responderem avaliação final do curso.
7. Participantes que alcançarem 2 faltas seguidas e não enviarem, por e-mail ou whatsapp, uma justificativa, terão sua participação suspensa e não receberão mais os links de cada encontro.
8. Obrigatoriamente, os participantes deverão baixar o aplicativo Zoom e ter acesso a plataforma para realização do curso. O recurso é disponível para mobile e desktop.

Conteúdo Programático:
– História breve da fotografia e os fotógrafos que contribuíram para a construção da história da fotografia de arquitetura.
– Fotografia de Cidade/Rua – fotógrafos contemporâneos.
– A fotografia de arquitetura e suas principais características. Da composição às questões técnicas de equipamentos.
– O ensaio fotográfico da obra de um arquiteto. O processo de execução do livro “Heep: Um arquiteto Moderno”, Marcelo Barbosa.
– O diário de um fotógrafo de arquitetura. Contaremos um pouco sobre questões que são pertinentes ao dia a dia na profissão além de histórias curiosas.
– Fotografia aérea na arquitetura – Referências gerais com o aprofundamento sobre o trabalho da arquiteta e fotógrafa Joana França.
– Arquitetura de Interiores – Os desafios deste tipo de fotografia e os bastidores por trás das produções.
– Arquitetura e Vídeo – outras maneiras de representar e divulgar a arquitetura.

Obs. O conteúdo programático está sujeito a alterações, conforme o educador e equipe da Fundação Stickel acharem necessário.

Nichos da Fotografia de Arquitetura
Curso online: será ministrado pela plataforma zoom.us
Educador: Ana Mello
Datas: 18, 25 de agosto, 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro, 06 de outubro de 2020
Horário: 18h30 às 20h (terças-feitas)
Carga horária: 12 horas

2. Dicas e Truques para Fotografar com o Celular

O curso apresentará conteúdo introdutório, simplificado e básico sobre conhecimentos da linguagem fotográfica, com foco na mobgrafia. Ao longo das aulas serão abordados temas como enquadramento, regra dos terços, simetria, resolução, linha, cor, forma, moldura, HDR, padrão e minimalismo.

Critérios e Regulamento:
1. Aberto ao público maior de 16 anos.
2. Sem restrição de localização.
3. Obrigatório inscrição pela plataforma Sympla.

Conteúdo Programático:
O Mundo da Mobgrafia, a ferramenta ideal para momentos espontâneos. Suas Forças e suas Fraquezas;
Regra dos Terços e Simetria.
Resolução das fotografias. Enganando a fotometria do celular com um toque do dedo e o temporizador.
Linha e Cor.
Alguns aplicativos que ajudam na fotografia e nas redes sociais.
Forma e Moldura.
Modo Avançado do seu celular; HDR: cuidados e o que é essa técnica.
Padrão e Minimalismo.

Dicas e Truques para Fotografar com o Celular
Curso online: será ministrado pela plataforma zoom.us
Educador: Lucas Cruz