Lançamento do Livro “Simplesmente Diferente”, de Mônica Picavêa

Será lançado hoje, dia 23 (quarta-feira), o primeiro livro infantil brasileiro com audiodescrição (destinado a crianças com deficiência visual). Editado pela J.J. Carol e pela Fundação Stickel, Simplesmente Diferente foi escrito pela jornalista Monica Picavêa e vem acompanhado de um CD com a narrativa dos textos e descrições detalhadas da história, dos personagens e ilustrações. O lançamento acontecerá na Saraiva Mega Store Higienópolis, no Shopping Pátio Higienópolis, às 18h30, em São Paulo (SP).

Simplesmente diferente é uma coletânea de sete historinhas rimadas, que mostram formas interessantes de ver o mundo de algumas pessoas com deficiência. Ensinam a enxergar a diversidade com mais naturalidade, em 44 páginas coloridas ilustradas por Hugo Serra.

A audiodescrição consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, mudanças de tempo e espaço, entre outras. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial.
A autora explica que a obra traz histórias reais, baseadas em experiências de pessoas com deficiência. “O objetivo é mostrar as potencialidades dessas pessoas e combater o preconceito que enfrentam. Queremos mostrar às crianças que as pessoas com deficiências têm o seu espaço”.
Parte da renda obtida com as vendas do livro será revertida para projetos sociais da Fundação Stickel.
Evento: Lançamento do livro “Simplesmente Diferente”, de Monica Picavea

Data: 23 de fevereiro de 2011 (quarta-feira)
Local: Saraiva Mega Store Higienópolis (Shopping Pátio Higienópolis)
Avenida Higienópolis, 618, São Paulo (SP)
Vendas: (11) 3871-1888

Sobre Monica Picavêa

Graduada em jornalismo com pós-graduação em marketing e MBA em Administração de Empresas, Monica Picavêa tem mais de 14 anos de experiência e atuação em mais de 50 projetos em 13 estados nas áreas social, de geração de renda, desenvolvimento socioambiental e educação para a sustentabilidade. Atuou por um ano como superintendente da Fundação Stickel. É pioneira no Brasil, junto com Marcelo Todescan e May East, na implantação da metodologia do Programa Cidades em Transição.