Luise Weiss – Saga

“Saga” reúne a produção e reflexão artística constituído basicamente pelo triângulo: fotografia, pintura e gravura. Estão expostas 21 pinturas em acrílico, em tamanhos variados entre 1,40m X1,30m e 0,60m X 0,60m; 25 xilogravuras com 0,50m X 0,70m e 2 matrizes, além de fotografias e cartões postais. As fotografias, pontos de partida da obra da artista, tornaram-se o eixo primordial do trabalho, sempre dialogando com as pinturas e gravuras que serviram como fonte de uma pesquisa de memória familiar, fonte importante em seu repertório artístico. O período de produção artística abrange 2004, 2005 e 2006 centrado no diálogo entre as técnicas expressivas de pintura e xilogravura que compõem o conjunto inédito de trabalhos realizado para “Saga”. As questões relacionadas ao tempo e à memória, bem como às viagens, interessam na medida em que se transformaram em imagens: pictóricas e gráficas.Apresentadas em painéis de madeira compensada resistentes e firmes, condição importante para os dípticos, cuja função tal qual os livros, é serem abertos/ fechados, revelando o retrato. Em relação à dimensão das pinturas, são realizadas em tamanho médio não muito grandes, seguindo a dimensão da escala humana, dentro da possibilidade física da artista realizá-la. Associando as pinturas aos livros, os dípticos e trípticos trazem também uma leitura de imagens seqüenciais, evocando a narrativa, o tempo.

Local: Espaço Fundação Stickel
R. Ribeirão Claro 37 São Paulo