O olhar de Ana Mello sobre a cidade

Ana Mello está acostumada a olhar para prédios e cidades sob uma outra perspectiva. Arquiteta e fotógrafa de arquitetura, com sua câmera ela capta o poder agregador ou opressor que as edificações podem desempenhar nos grandes centros urbanos.

Fotografar arquitetura, além de uma técnica precisa, exige também uma compreensão sobre o local fotografado: a geografia, disposição dos elementos, contexto da construção, as pessoas que vivem ali. Essa é a experiência que Ana Mello compartilha no curso “O Espaço Criado Pela Luz”, que este ano chega a sua segunda edição. Seja com uma câmera profissional ou com a do celular, os alunos aprendem, sobretudo, a entender a sua própria cidade e o papel da arquitetura e urbanismo na qualidade de vida da população.

Essa parceria para as aulas, que acontecem gratuitamente da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, surgiu a partir do desenvolvimento do livro “Franz Heep – um Arquiteto Moderno”, publicado com o apoio da Fundação Stickel e cujas imagens são de autoria da fotógrafa. Veja abaixo alguns dos prédios assinados por Heep pelas lentes de Ana Mello:

O curso terá aulas teóricas e saídas fotográficas e culminará em uma exposição com o resultado dos trabalhos.