Olhares Sobre…

Desde 2009, o nosso curso de fotografia “Olhares Sobre…” percorre a Zona Norte de São Paulo, passando por Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha. As oficinas propõem a seus alunos, moradores das comunidades locais, liberar o olhar sobre o cotidiano do seu bairro e das pessoas que vivem ali.

Nesses anos, tivemos a colaboração de dois grandes fotógrafos:

Arnaldo Pappalardo, que inaugurou o projeto com a Fundação Stickel e tem uma importante parte do seu trabalho voltado para registrar São Paulo, suas ruas, prédios e habitantes. Essa sua relação com a cidade ensinou os alunos a descobrirem o encantamento na rotina, o frescor de novidade em detalhes esquecidos do dia a dia e da geografia urbana que nos cerca.

E, atualmente, Lucas Cruz, que colaborou nos primeiros anos como assistente de Pappalardo, segue a frente das turmas, levando sua reflexão sobre o cotidiano. Durante as aulas, os alunos aprendem a reparar “em coisas às quais não damos importância, encobertas pela multiplicidade de estímulos visuais a que somos submetidos diariamente”, nas palavras do professor.

Um olhar sensível, crítico e com apuro estético é desenvolvido em cada um dos aprendizes e o resultado atesta a transformação sofrida. Todo curso passa, em seu momento final, por uma curadoria para a criação de um catálogo e uma exposição, que acontece em diversos pontos da cidade.

Abaixo, uma pequena amostra do trabalho realizado com o apoio da POIESIS, Fábricas de Cultura e do Governo do Estado de São Paulo.