Projeto Contrapartida

O Projeto Contrapartida é uma proposta de incentivo ao desenvolvimento do trabalho de artistas brasileiros que atuem na cidade de São Paulo. De um lado, a Fundação Stickel apoia um artista por meio da realização de exposições, publicação de livros, dentre outras modalidades de divulgação de seu trabalho. Em contrapartida, o artista se compromete a contribuir com os projetos realizados pela Fundação em comunidades parceiras, ministrando cursos, oficinas, workshops ou palestras sobre arte e cultura, sempre gratuitos.

ARTISTAS CONTEMPLADOS

Lilian Fernandes
Lilian Fernandes é pedagoga e escritora, autora da coleção de livros infantis Mabelin. Em 2016, recebeu apoio da Fundação Stickel para participar da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com o lançamento do título “A Princesa Sem Coroa”, também parte da coleção. Saiba mais sobre o lançamento.

Em contrapartida, Lilian está ministrando a oficina “Arte Literal: integrando a literatura e a arte”, para crianças de 9 a 12 anos, no CEU Perus. A oficina tem o objetivo de aproximar o aluno da literatura e da arte, por meio da construção de um livreto contando a história do trajeto das crianças na própria oficina. Saiba mais sobre a oficina.

Eduardo Longo
O arquiteto Eduardo Longo recebeu apoio da Fundação Stickel para publicar o livro “Sobre Bolas e Outros Projetos: Eduardo Longo arquiteto”, no ano de 2013. Saiba mais sobre a obra.

Em contrapartida, no ano de 2014 ministrou a oficina gratuita “Viver o Espaço”, com a duração de 16 encontros. A oficina teve o objetivo de propor ao participante um olhar mais aprofundado sobre o espaço (se suficiente, grande ou pequeno) e o lixo que produzimos, cada módulo propõe, de forma particularizada, diferentes possibilidades de ver, sentir e ler o espaço por meio de situações prático-reflexivas envolvendo leitura de imagens e textos, produção artística contextualizada, análise e leitura dos ambientes domésticos e criação de propostas de intervenções em conexão com a prática em sala de aula.

Arnaldo Pappalardo
O fotógrafo Arnaldo Pappalardo teve apoio da Fundação Stickel em sua exposição Tensão sobre a Calma que ocorreu no Museu Nacional de Belas Artes de maio a junho de 2009. Além da exposição, Arnaldo publicou o livro homônimo, no qual apresenta três séries, cada uma com leituras bem diferenciadas da metrópole paulistana. Saiba mais sobre a Exposição.

Em contrapartida, Pappalardo realizou edições do curso Um olhar sobre a Brasilândia de 2009 a 2014, no qual os alunos da Brasilândia foram incentivados a aprender a olhar de um jeito novo o local em que vivem e encontrar o que há de melhor. Saiba mais sobre a oficina.

Carla Fatio
A artista plástica Carla Fatio participou da The 4th International Art Biennale conhecida como “BIAB”, na China (Set/Outubro de 2010). O evento foi apoiado pelo Governo de Pequim e pela Associação de Artistas Chineses, e a participação de Carla teve apoio, no Brasil, da Fundação Stickel. Durante o período de visitação, a Bienal recebeu 600.000 visitantes ao espaço que compreendia.Carla expôs a Série Entre Entes e Sementes, e a obra “Água 1” (Water1) foi doada ao Governo de Pequim. Saiba mais aqui.

Em contrapartida, Carla expôs as mesmas obras que foram a BIAB na Casa de Cultura da Brasilândia, em maio de 2011. Durante o período da exposição, Carla participou das ações educativas – sobre sua obra – direcionadas para grupos de crianças e jovens da Brasilândia. Saiba mais sobre a Exposição.

Vera Martins
A artista paulista Vera Martins realizou em novembro de 2011 a exposição “Pintura por Desconstrução”, na FUNARTE-SP. O catálogo fruto dessa exposição recebeu apoio da Fundação Stickel. Saiba mais sobre o lançamento.

Em contrapartida, a artista realizou a oficina Pintura por Desconstrução, para alunos do CEU Paz da Brasilândia, utilizando o mesmo princípio e metodologia aplicada em um curso na Alemanha, na escola pública Stift Keppel, em Hilchenbach. A oficina consiste na desconstrução dos utensílios tradicionais de pintura, como a tela que é desfiada, e na construção de seus próprios pincéis com esse material. Saiba mais sobre a oficina.