Como Anda a Cor

Texto: Tiago Mesquita
Design: Ettore Bottini
Produção: Arte 3 2000 exemplares Out 2005

Michalany é um dos maiores artistas contemporâneos do Brasil. É reconhecido, sobretudo, por sua pintura. Realizou um grande número de trabalhos em que a relação entre as cores se dava pela justaposição de telas monocromáticas. Desta vez, realiza um conjunto de desenhos. O artista nunca exibiu trabalhos nessa linguagem. No entanto, nos últimos anos, vem procurando novas maneiras de relacionar as pinturas no espaço lançando mão de outros meios de expressão. Na exposição atual o artista busca mais uma vez novas relações. Michalany traça linhas coloridas sobre o papel. O esquema varia das bordas para o meio. O artista estabelece algumas distâncias entre as linhas que se repetem da esquerda para o centro e da direita para o centro. O modo como estas linhas variam da um sentido distinto a cada trabalho, portanto, a utilização de uma nova linguagem, permite a Cássio Michalany repensar algumas das questões centrais de sua produção. Ele trabalha com a permutação de elementos e com sua variação de espaço.