O Caminho das Águas

Impressão: Gráfica Ipsis
Edição bilíngüe: Português-Inglês
Tiragem: 3500 exemplares Novembro 2007

A Obra Um libelo ecológico contundente e poético, este livro traz 47 imagens belíssimas. Com a força de um missionário, o fotógrafo paranaense Valdir Cruz, que mora em Nova York há 25 anos, faz um esforço incomum para registrar cerca de 120 quedas d’água no estado do Paraná, apenas durante o amanhecer e o entardecer. Duas características chamam a atenção neste monumental trabalho: a paisagem que provoca êxtase instantâneo e o alerta para o conservacionismo, tão necessário – uma das quedas retratadas por Cruz, o Salto Vaca Branca, fotografada em 1994, já não existe mais. James Enyeart diz, em ensaio no livro, que “a notável visão artística de Cruz torna o público consciente das coisas que conectam a natureza à sua espécie pródiga, a humanidade”. Como poucos, o fotógrafo realiza seu trabalho de maneira bastante autoral. O uso de vários filtros criou efeitos de movimento no correr das águas, dando às imagens uma plasticidade incomum ao gênero.