Sentimentos Humanos: origens e sentidos

Project info:

Editora: Editora Fundação Stickel - Flávio Vespasiano Di Giorgi, Beatriz Di Giorgi, Cristiano Di Giorgi

Year Completed:

Tipo: Livro com textos de etimologia, poesia e ilustrado.
No. de páginas: 208
Editora: Editora Fundação Stickel
Prefácio: Prof. Alfredo Bosi
Textos: Flávio Vespasiano Di Giorgi, Beatriz Di Giorgi, Cristiano Di Giorgi
Ilustrações: Alex Ceverny, Libero Malavoglia, Maria Eugênia e Vera Helena
Revisão: Beatriz de Freitas Moreira
Coordenação editorial: Helena Tassara
Produção Gráfica: Iris Di Commo
Projeto Gráfico: Iris Di Commo
Impressão: IPSIS
Tiragem: 2000 exemplares, 2013

De autoria do do professor Flávio Di Giorgi, Beatriz Di Giorgi e Cristiano Di Giorgi, a obra apresenta um conjunto de 75 palavras que expressam as emoções humanas, tais como amor, ódio, desejo, preguiça, orgulho, indignação, coragem, vergonha, entre tantas outras presentes na vida e no cotidiano de todos.

Os verbetes estão distribuídos em 13 capítulos que configuram grupos temáticos, organizados de acordo com uma identidade comum. Sobre cada um deles se explicita a etimologia, a definição e seus significados contemporâneos, evidenciando a relação particular e inédita que o professor Flávio Di Giorgi estabelece entre a etimologia e o significado de cada sentimento. Em linguagem fluente, de fácil compreensão, os sentimentos são ilustrados por Alex Cerveny, Libero Malavoglia, Maria Eugênia e Vera Helena Ferreira, e por citações de textos poético-literários especialmente selecionados para a obra.

O livro foi editado pela Fundação Stickel, com o patrocínio de Itaú Cultural e Morlan. “Colaborar com a edição deste livro, que presta merecida homenagem ao espírito genial do Professor Flávio, é um enorme prazer. A obra se beneficia da combinação inteligente de estímulo à curiosidade com o prazer visual, seara perfeita para abertura de mentes e ampliação de universos”, revela Fernando Stickel, presidente da Fundação. Durante o lançamento do livro, será realizada uma homenagem póstuma ao prof. Flávio, que dedicou sua vida e carreira às aulas de Literatura Latina e humanidades em geral em várias universidades e no Colégio Santa Cruz.