Sobre a Escola Brasil:

Project info:

Editora: Fundação Stickel - Trabalho de Graduação de Helena Carvalhosa e Rena Sawaya

Year Completed:

Editora: Fundação Stickel
Texto: Helena Carvalhosa e Regina Sawaya
Design: Iris Di Ciommo
Coordenação editorial e de produção: George Schlesinger
Impressão: Copibrasa 2000 exemplares Set 2006
Reimpressão: Copibrasa 1000 exemplares Mar 2007

Trabalho realizado em 1978 por Regina Sawaya e Helena Carvalhosa para o Curso de História da Arte do professor Walter Zanini na FAAP, 7º semestre de licenciatura em Artes.

“Com todos os acertos e erros, aberturas e fechamentos, achamos o saldo da Escola Brasil: muito positivo. Pelos depoimentos dos alunos percebe-se que os quatro artistas realizaram as propostas do catálogo inicial:

• a nossa função é fazer o aluno sentir, inventariar, organizar e experimentar com seu equipamento mental, no sentido da conquista de seu próprio processo criativo.
  • a verdadeira educação em arte é auto adquirida e nunca termina. Ninguém aprende a ser artista no curto período que passa numa escola, nem na nossa.
  • a Escola pode acelerar o processo de auto-educação e facilitar o desenvolvimento da capacidade criativa. Não acreditamos que pressões conduzam a resultados. Na verdade estamos menos interessados nos resultados e mais nos processos.
  • fazer perceber em vez de ensinar.

Vemos a Escola Brasil: como um cometa rápido e reluzente que passou e deixou seus brilhos fortes em algumas pessoas que tiveram a sorte de percebê-lo”. (Regina Sawaya e Helena Carvalhosa)