Um Olhar sobre a Brasilândia 2011

Project info:

Editora: Editora Terceiro Nome - Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz(org.)

Year Completed:

Tipo: Catálogo de arte
No. de páginas: 108
Editora: Fundação Stickel
Prefácio: Arnaldo Pappalardo, Lucas Cruz e Fernando Stickel
Revisão: Anna Vörös
Coordenação editorial: Fundação Stickel
Produção Gráfica: Lucas Cruz
Projeto Gráfico: Lucas Cruz
Impressão: Type Brasil
Edição bilíngüe: Português/Inglês
Tiragem: 1000 exemplares, 2012

“Um Olhar sobre a Brasilândia” é um catálogo produzido a partir de imagens de um dos mais tradicionais bairros da cidade de São Paulo, a Brasilândia. Resultado do curso de fotografia de mesmo nome, oferecido pela Fundação Stickel gratuitamente, o catálogo contém parte das fotografias que foram exibidas em duas exposições, ocorridas em 2012, na Casa de Cultura da Brasilândia e na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha. Ao todo foram exibidas 119 imagens, produzidas pelos alunos sob orientação de Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz, os quais buscam transmitir conhecimentos sobre a arte da fotografia e oferecer conhecimentos básicos de técnicas de fotografia e de ferramentas virtuais.

“Esta exposição tem a ambição de mostrar a Brasilândia por um viés poético, privilegiando-o como vemos. Assim, convidamos o observador a brincar com as imagens como se fossem peças de um quebra-cabeça composto por coisas de nosso cotidiano: ruas, grafites, animais, cenas domésticas, quintais, uma festa de casamen¬to, detalhes de uma árvore, imagens extraídas de televisão etc”, explicam Pappalardo e Cruz.

Participaram do curso:

Antonio Soares Coutinho, Caroline Soares de Oliveira, Claudia de Souza Araújo Navarro, Gilberto Cezar, Gizeli Cristina Fernandes, Guilherme Ribeiro de Santana, Henrique Furtado Brandassi, Isis Maia Bello de Oliveira, José Carlos Vitorino, Leonardo de Paula Silva, Lucia Helena Macedo, Luiz Alberto Paulino, Margarete de Cássia Neves, Maria do Carmo da Silva Filha, Mayara dos Santos Francisco, Rosa Maria Peres Horta, Rosineide da Silva Lacerda e Walter José Antoqnetti.

A iniciativa teve o apoio da Subprefeitura Freguesia-Brasilândia, que cedeu as instalações da Casa de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e da Nikon T. Tanaka, que vendeu as máquinas fotográficas a serem usadas pelos alunos a um preço simbólico.