Quem é: Franz Heep

Imagem: reprodução/edificioitalia.com.br

Você pode não saber, a princípio, quem foi Franz Heep. Mas, ao andar pelas ruas de São Paulo, certamente já entrou em contato com o trabalho dele.

Arquiteto alemão da Escola de Artes e Ofícios de Frankfurt, ele chegou ao Brasil logo após a Segunda Guerra e projetou dezenas de prédios nesta fase pioneira da verticalização da capital paulista. Entre vários edifícios icônicos, o mais famoso deles é cartão-postal: o Edifício Itália – que ainda hoje se destaca imponente no centro da cidade.

Sua importância para a construção da São Paulo contemporânea não pode ser esquecida. Por isso, a dissertação de Marcelo Barbosa “A Obra de Adolf Franz Heep no Brasil” (projeto de conclusão de mestrado FAU-USP, 2002) será a base de um novo livro publicado com apoio da Fundação Stickel por meio de edital do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo).

A obra está sendo escrita por Fernando Serapião, autor de outro projeto em parceria com a Fundação sobre o arquiteto Eduardo Longo – este que, por sinal, foi aluno de Franz Heep.

Em breve, contaremos mais detalhes desta publicação.

Edifícios Lausanne (reprodução), O Estado de São Paulo (FAU-USP) e Normandie (Ana Mello)