Visita do grupo Brasilianas à exposição Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 – São Paulo

No sábado, dia 27 de agosto, o grupo de mulheres que compõe o Brasilianas visitou a exposição Louise Bourgeois: O Retorno do Desejo Proibido. A mostra reúne 112 obras – desenhos, objetos, pinturas, esculturas e instalações – concebidas pela artista de 1942 a 2009. O conjunto apresenta um amplo panorama da produção da artista franco-americana, nascida em Paris em 1911 e falecida recentemente (31 de maio de 2010), aos 98 anos, em Nova York.

A curadoria, feita por Philip Larratt-Smith, procura investigar conceitos psicanalíticos em sua obra, na qual ela compartilha parte de traumas e desejos de cura. Os fantasmas do pai, os ecos da infância, ser uma mãe, gênero e representação fálica, a dimensão onírica e o inconsciente estão presentes em seus trabalhos que ativam episódios de sua biografia, e que podem, ainda, ressoar no corpo e na memória de qualquer espectador. A arte de Bourgeois permite compreender de modo privilegiado a conexão entre o processo criativo e a função catártica da arte.