stickel

30 x 40cm
acrílica sobre painel de madeira

PAISAGENS DESCONHECIDAS

(Texto baseado em depoimento espontâneo a Igor Damianof)

A saga de Luise Weiss continua nos mares revoltos, no desconhecido, na angústia. Mas ela fala também de uma viagem que nunca fez, que lugares são esses? São lugares em que eu posso até ter vivido, posso ter visto.

– Eu nunca fui, esse porto não existe!

Algumas coisas são apenas sensações, lembranças de travessias, mares com temporais, com sensação de enjoo, medo e fascínio.

Ela pensou muito nisso. Tem paisagens, baseadas em fotografias antigas PB que são um ponto de partida, ela fica observando e cria.

Luise sempre trabalhou com séries. Ela vê toda a produção como se estivesse observando um livro aberto. Não é só uma tela, são várias telas. Não é uma gravura somente, são várias. Uma coisa vai gerando a outra, de um porto a outro porto. Mesmo que o porto não exista…

Sua paleta reflete a inquietação do desconhecido, gosta de ocres, cinzas, pretos, com um súbito grito em vermelho! Em algumas pinturas ela coloca camadas com base no “momento”. As coisas acontecem intuitivamente.

Entre abstração e figura, ela se sente muito mais atraída pela figura. Destaca que sempre trabalhou com pouco tempo, resistindo, mas abrindo o pouco tempo disponível para realizar suas criações. É o tempo de sedimentar o que você quer fazer.

Mas operacionalizar a pintura é rápido! “Tem uma coisa da pincelada, que às vezes tem que ser mais rápida”. Tem algumas pinturas que ela resolve de primeira, tem outras que necessitam de mais observação e interferência. As que precisam ser mexidas, ela mexe sem medo colocando camadas e relacionando as pinturas com as gravuras.

Fernando Stickel

LUISE WEISS

Gravadora, pintora, fotógrafa, professora. Graduada em artes plásticas, em 1977, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, onde estudou com Evandro Carlos Jardim, Regina Silveira e Carmela Gross. Paralelamente à graduação, realiza livros com suas xilogravuras. Entre 1977 e 1987 leciona no laboratório de desenho infantil e juvenil da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Começa a Carreira de professora universitária em 1984, na Faculdade de Artes Alcântara Machado – Faam, e desde 1985 dá aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 1990 é agraciada com a Bolsa Vitae pelo projeto “Fragmentos”. Mestre, em 1992, pela ECA/USP, conclui o doutoramento em 1998, na mesma universidade, com a tese “Retratos Familiares: in Memorian”. Em 2001, visita a Áustria, terra de seus antepassados, e munida de fotografias antigas, refotografa alguns dos locais onde viveram. Realiza pinturas com base nessas fotografias, expostas em 2004. Mas antes, em 2002, retoma o contato com a tia-avó Clara Weiss, que lhe fornece mais fotografias de família para a execução de suas obras. Começa, em 2003, a preparação do projeto de sua livre-docência na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde desde 1997 é professora de gravura e desenho.

Foto: Instituto de Artes da Unicamp

Foto: Instituto de Artes da Unicamp