stickel

CURSO PRESENCIAL

UM OLHAR SOBRE O
MEU BAIRRO (módulo básico - turma 19)

Um Olhar Sobre o Meu Bairro é um curso de fotografia realizado desde 2009, que utiliza a fotografia como alicerce para o desenvolvimento de uma visão observadora e reflexiva do aluno, tornando-o capaz de revelar detalhes do cotidiano do bairro em que vive, sua casa e rotina diária – agindo como um agente transformador do próprio meio.

A proposta surgiu como resultado de uma parceria com o fotógrafo Arnaldo Pappalardo. Os encontros são ministrados pelo fotógrafo Lucas Cruz e abordam discussões teóricas, aulas técnicas sobre recursos da câmera digital e tratamento de imagens com Photoshop. Cada aluno recebe uma câmera, que fica sob sua responsabilidade durante o período do curso.

Lucas Cruz

ENTREVISTA

9 de novembro às 18h30 no local

16, 23, 30 de novembro

7, 14 de dezembro

18, 25 de janeiro

1, 8, 15, 22 de fevereiro

1, 89, 15, 22, 29 de março

5, 12, 19, 26 de abril

3, 10 de maio

22 encontros

quartas-feiras

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral 1575

CURSO ONLINE

A IMAGEM GRÁFICA: ENTENDER O QUE VEMOS, SABER O QUE FAZEMOS (TURMA 3)

O curso desperta a descoberta e curiosidade na arte do mosaico, trabalhando o corte de pedaços de cerâmica para juntá-los em um desenho ou padrão. Os participantes aprenderão como se expressar no mosaico em três etapas: experimentação, aplicação e aprofundamento. Em cada etapa, o aluno irá produzir uma peça diferente.

Carlos Perrone

26, 27 de outubro

9, 10, 16 e 17 de novembro

6 encontros

quartas e quintas

NICHOS DA FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA
(TURMA 3)

O curso aborda temas importantes do universo da fotografia, com o objetivo de levar aos participantes um melhor entendimento da representação do espaço. O olhar atento à cidade e, através dele, o registro como documento de um tempo são algumas das questões que serão desenvolvidas. Além disso, o curso também passa por conhecimentos técnicos de iluminação, composição e enquadramento da imagem.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Cacá Bratke
Evelyn Müller
Joana França

Educadora

Ana Mello

24, 31 de outubro

7, 21, 28 de novembro

5 e 12 de dezembro

7 encontros

segundas-feiras

19 às 21h

CURSO ONLINE

INTRODUÇÃO À ARTE CONTEMPORÂNEA (módulo IV - turma 02)

O curso Introdução à Arte Contemporânea – Módulo IV visa apresentar ao participante um panorama da produção artística realizada entre os anos de 1980 e 1990. No curso discutiremos, por meio dos trabalhos dos artistas, como a pintura e a escultura, linguagens tradicionais da arte, foram repensadas e, em alguns casos, abolidas, tendo como contexto a popularização dos dispositivos de reprodutibilidade técnica (fotografia e vídeo), a relação arte e vida, mudanças político-sociais e o fenômeno da globalização.

Jimson Vilela

25, 27 de outubro

1, 3, 8, 10, 17, 22, 24, 29 de novembro

10 encontros

terças e quintas

19 às 20h30

CURSO PRESENCIAL

Desenho de Observação
(Turma 2)

Neste curso, Fernando Stickel ensina a desenhar a partir da observação das coisas. Serão utilizados diversos modelos e haverá uma sessão com modelo vivo.

Qualquer um pode aprender a desenhar, o aprendizado do desenho é como o aprendizado da escrita, da música ou da cirurgia, nada mais que uma técnica. Todo mundo pode aprender a escrever. E a desenhar, também.

O processo de aprendizado conduz o aluno a um melhor entendimento das coisas que o cercam: a percepção de suas partes, o relacionamento entre as partes e seu funcionamento, do que resulta uma aguçada visão plástica do Universo.

Aprende-se a VER e, consequentemente, a DESENHAR. O aprendizado se desenvolve em um ambiente de liberdade criativa, sob orientação individual. Os alunos são encorajados a encontrarem sua própria linguagem, sem quaisquer imposições de estilos ou normas.

Destinado a qualquer pessoa a partir dos 14 anos, interessada por desenho e arte, sem necessidade de conhecimento prévio sobre o assunto.

Os alunos terão à sua disposição a biblioteca de arte da Fundação Stickel para consulta.

Observações:
1. Este curso é o primeiro a cobrar uma taxa de inscrição de seus participantes, inaugurando a modalidade de captação de recursos nos cursos da Fundação Stickel. A doação dos seus participantes no momento de inscrição tem por finalidade arrecadar fundos para cobrir os custos dos nossos cursos de arte gratuitos oferecidos em instituições parceiras na periferia de São Paulo. Ao abraçar esta causa, você fortalece a nossa missão. Juntos, transformamos vidas através da arte.

2. Alunos menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis legais para participar do curso.

Fernando Stickel

1, 8, 22, 29 de novembro

3, 6 e 13 de dezembro

8 encontros

terças-feiras

14 ÀS 16H30
19 ÀS 21H30

ESPAÇO FUNDAÇÃO STICKEL

R. NOVA CIDADE 195
VILA OLÍMPIA
SÃO PAULO SP

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá, fale conosco via whatsapp!